A manifestação dos ciclistas ocorre uma semana depois que dois deles foram atropelados na MG-232, estrada sem acostamento que interliga Ipatinga e Santana do Paraíso. O condutor do VW Gol HCH-4880, depois de atingir os ciclistas Brasilino Bernardo Dias Neto, 47 anos, e Jaime Antonio Piazi Larcher Junior, 34 anos, fugiu sem prestar socorro. Identificado e qualificado pela Polícia Militar, o motorista responderá pelo crime de trânsito. Jaime foi atendido no Hospital Márcio Cunha e liberado na mesma noite. Já Brasilino permanece internado, com fraturas, e aguarda cirurgias, segundo a ciclista Larissa de Sá.
Mas não é somente a violência do trânsito que preocupa, segundo informam os organizadores da manifestação. A precariedade das vias públicas, com ciclovias esburacadas ou irregulares, ciclofaixas inexistentes, apagadas ou desrespeitadas também serão alvo do protesto desta quinta-feira. Os “cicloativistas” querem, também, que os administradores municipais destinem orçamento específico para transportes destinado à mobilidade por bicicletas, integração da bicicleta ao transporte público ao redor dos terminais de ônibus e travessia segura de pedestres e ciclistas em pontes, rotatórias e rodovias. Na maioria delas os projetos não contemplaram estes usuários, apenas os veículos automotores, reclamam os organizadores da manifestação.
. Constância
Embora o acidente com os dois ciclistas na noite de 9 de outubro tenha ganhado repercussão, acidentes menores, causados principalmente por causa da deficiência na infraesturutra são frequentes em todo o Vale do Aço. Por isso, os organizadores querem repetir a manifestação nos próximos dias em Coronel Fabriciano e em Timóteo. “Não somos contra carros, gostamos de bicicletas e queremos ser respeitados”, afirma material impresso no sentido de ativar a mobilização dos ciclistas.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br