O material que existia era madeira para fazer galpões, dormitórios, alojamentos. Utilizando esse material, em doze dias ela foi erguida. As obras terminaram no dia 23 de dezembro de 1959, tempo ainda para a celebração do Natal. Na noite do dia 24 para 25 foi celebrada a primeira missa lá. A madeira era a riqueza da região e foi totalmente derrubada, destruída. A Belgo-Mineira derrubou a riqueza da área do Vale do Rio Doce. A construção da Usiminas ocorreu após esse desmatamento. A Usiminas estava sendo construída para fabricar aço. O aço para resgatar o prestígio da madeira. Construir a igreja de madeira, resgatando o prestígio da madeira da região, na região do aço.
Dentro daquela igreja tem o altar-mor. O altarmor tem uma raiz de peroba. Essa raiz de peroba é uma raiz enorme que foi arrancada do lugar onde está situado o primeiro alto forno. Essa raiz de peroba foi levada para dentro da igreja. Toda preparada, envernizada, muito bonita. Ela foi colocada lá. Não com a raiz colocada para baixo. Ela está ao contrário – a raiz para cima. A interpretação é esta: assim como a raiz suga da terra a vida, a seiva que vai para o tronco, as folhas e os frutos, aquela raiz virada para cima suga do céu proteção e as bênçãos para os moradores da nossa região.
A igreja recebeu o nome de Nossa Senhora da Esperança, e era preciso conseguir uma imagem da santa, feita de madeira, para combinar com o restante do templo. A imagem foi entalhada por um artista capixaba, o mesmo que fez a imagem de Nossa Senhora da Piedade existente no Convento da Penha, em Vitória, no Espírito Santo. A Nossa Senhora da Esperança que está lá tem a imagem do Menino Jesus porque o templo nasceu justamente na época do Natal. Aquela igreja foi construída exatamente para celebrar a missa de Natal. A imagem simboliza o momento da criação da igreja, em pleno Natal.
Lá dentro daquela igreja só se usou madeira de lei. A madeira simbolizando a vida, a eternidade. Mesmo destruída pelas mãos do homem, ela continua preservada pelas mãos do artista.
Fonte: Fonte: Coluna "IPATINGA Cidade Jardim 50 ANOS" - Diário do Aço - 14 Julho 2013
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br