IPATINGA - No dia 30 de setembro de 1972 foi fundada a "ATAI" (Associação do Teatro Amador de Ipatinga), na Escola Estadual Júlia Kubitschek, no bairro Novo Cruzeiro. À época, o grupo, formado por adolescentes, convidou a professora Maria de Lourdes Bitencourt de Vasconcelos para atuar como coordenadora geral.
A primeira diretoria da ATAI foi composta pelas seguintes pessoas: Ilton José (presidente); José Olício (vice-presidente); Vânia Oliveira (secretária); Neuza Vilas Novas (tesoureira); Jeová Madeira (vice-tesoureiro); Darci di Mônico (diretor de artes); Maria de Lourdes Bitencourt (orientadora).
Clique aqui e veja a biografia de: "DARCI MÔNICO RODRIGUES"
Posteriormente, também tiveram participação efetiva na ATAI José Fonseca Nazareth, Ignácio Piter, Souza Lobo, Geraldinha e Eliane Santos, que dirigiu a entidade no ano de 1976, a convite de Ignácio Piter.
Clique aqui e veja a biografia de: "MARIA DE LOURDES BITTENCOURT DE VASCONCELLOS"
No dia 17 de agosto de 1979, a ATAI passou a se chamar "Grupo de Teatro Cleyde Yáconis". Os coordenadores do grupo queriam fazer uma homenagem, e a primeira sugestão foi do Darci di Mônico com o nome de Cacilda Becker. Parte do grupo não aceitou porque Cacilda já havia falecido e a intenção era homenagear pessoas ainda vivas. Daí surgiu o nome da irmã de Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, aceito por todos. Em São Paulo, além de obter a autorização, ainda ganhou da atriz uma foto para ser instalada no teatro.
Clique aqui e veja: "O TEATRO DE IPATINGA - Capítulo I"
O "Cleyde Yáconis" funcionou em uma sala da Escola Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro.
Várias peças foram produzidas pelo grupo, tais como: Inês de Castro; O Guarani; O Noviço; A farsa do advogado Pathelin; Feiurinha cadê você?; A grande estiagem; Transe; Santinhas do Pau Oco; O mistério do arco dourado; A sabedoria de Salomão; Os colegiais; Obsessão macabra; Milagre na cela; As mil e uma bruxas; Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá; Vamos eleger o rei; História de bonecas; O príncipe e o mago da floresta encantada; Um Deus dormiu lá em casa; A volta do camaleão alface; Auto da barca do inferno; Retrato em preto e branco, Sem retoque – desafio e quebra; A revolta dos anjos; Cantextuando; A flor da idade; Branca de neve e os sete anões; Hollywood é aqui; Para que não me ames depois; Yes Brazil Yes?; Politicagem, Bye, Bye Brasil banana; O casamento da dona Baratinha; Morte e Vida Severina; Dois perdidos numa noite suja; No reino da brejolândia; O gato playboy; Há vagas para moças de fino trato; Hallowween – o dia das bruxas; A bruxa que queria ser fada; Nó de quatro pernas; O palhaço do planeta verde; o rei Herodes; A fábrica de bruxas; e Pastel de vento.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim
VÍDEO: A História do Teatro. Trabalho sobre "A História do Teatro", explicando toda a História do Teatro, desde a era Primitiva até os dias atuais.
Musica: "Pruit Igoe & Prophecies" Philip Glass
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br