A Estrada de Ferro Vitória a Minas - E.F.V.M., foi aberta em 1904 num pequeno trecho a partir do porto de Vitória e tinha como objetivo principal transportar as culturas da região ao longo do Rio Doce, especialmente a produção de café. Com enormes dificuldades ela foi avançando no sentido da cidade mineira de Diamantina; em 1910, empresãrios ingleses a compraram para eletrificá-la e transportar minério da região de Itabira. O seu objetivo passava a ser agora atingir Itabira e se encontrar com a futura linha da EFCB que partindo de Sabará atingiria São José da Lagoa (Nova Era).
Em 1919 o empresário americano Percival Farquhar a comprou e depois de inúmeras reviravoltas políticas, a estrada, afinal nunca eletrificada, foi encampada pela recém-fundada Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) em 1942, a qual maneja a ferrovia até hoje. Modernizou-a nos anos 1940, alterando o traçado acidentado na região de Vitória, isto depois de a linha ter finalmente se ligado à EFCB em Nova Era em 1937. Em 2002, o antigo ramal de Nova Era foi totalmente modificado e a E.F.V.M. passou a comandar a linha desde Vitória até a região de Belo Horizonte, depois de passar por Itabira, região do minério de ferro. É a ferrovia mais rentável do Brasil e uma das pouquíssimas ferrovias a manter no País até hoje os trens de passageiros.
ANTÔNIO DIAS
A Estação ferroviária de Antonio Dias já existia em 1927, de acordo com o Guia Telegráfico desse ano. No Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960, entretanto, a data de abertura consta como tendo sido em 23/10/1947. Teria sido esta a abertura de uma estação nova em uma das inúmeras retificações de linha da EFVM nessa época? Pode ser. De qualquer forma, hoje é um prédio muito simples e diferente do original. Continua ativa até hoje.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br