IPATINGA - O desenvolvimento econômico e industrial de todo o Vale do Aço trouxe para a população problemas que tornaram necessárias ações, tanto do poder público, quanto da própria comunidade.
A cidade de Cel. Fabriciano foi o foco dos acontecimentos e tentativas de soluções de casos e pessoas envolvidas, principalmente em crimes nunca solucionados pela justiça.
JOÃO VALENTIM PASCOAL
No dia 4 de janeiro de 1952, o pioneiro João Valentim Pascoal foi assassinado por um policial militar no centro da cidade, sendo que esse mesmo policial era objeto de reclamações pelo uso de violência contra civis no Distrito de Ipatinga. A vinda de João Valentim Pascoal e populares a Coronel Fabriciano tinha o objetivo de solicitar da administração municipal uma atitude com relação à violência praticada pelo militar com a população do Distrito.
João Valentim Pascoal foi assassinado em frente à casa do prefeito da cidade pelo mesmo militar. O crime continua impune até hoje.
Clique aqui e veja a biografia de JOÃO VALENTIM PASCOAL
GERALDO INÁCIO
Dez anos depois, em 1964, novo caso de assassinato que continua impune, aconteceu em Cel. Fabriciano. Dessa vez uma autoridade do município – o Vereador Geraldo Inácio, foi assassinado em frente a sua casa.
Geraldo Inácio foi um dos pioneiros da cidade e lutou arduamente pela restauração da condição de distrito ao bairro Melo Viana no início da década de 1960, perdida desde que Barra do Calado (antigo nome do centro de Cel. Fabriciano), se elevou à condição de município de Cel. Fabriciano, em 1949, transformando o núcleo inicial e histórico da cidade num simples bairro, sem reconhecer a condição de distrito, além de levar para onde é hoje o atual centro da cidade, os cartórios, agências de Correios, e prejudicar o comércio do lugar. A luta de Geraldo Inácio não foi em vão, pois conseguiu restaurar a condição de Distrito ao Melo Viana e retornar com as agências de Correios e os cartórios.
Geraldo Inácio inicia nova luta, agora contra o aumento das passagens dos coletivos em 100%. Foi assassinado por um dos proprietários da única empresa de coletivos da cidade, Viação São Roque, no dia 6 de março de 1964. Sua morte estaria ligada ao seu envolvimento não só com o aumento das passagens, mas a outra iniciativa sua, a reintegração do Distrito de Melo Viana, conforme depoimento do jornalista Alencar Andrade, autor do livro “Geraldo Inácio, um Homem que Morreu por Melo Viana”.
Clique aqui e veja a biografia de GERALDO INÁCIO DA SILVA
RECONHECIMENTO
João Valentim Pascoal e Geraldo Inácio são exemplos de homens que lutaram com dignidade, honra e senso de justiça em defesa dos interesses de toda a população de nossa região do Vale do Aço, referências positivas em nossa história.
João Valentim Pascoal e Geraldo Inácio foram homenageados em suas cidades, onde ambos emprestam seus nomes a uma das principais avenidadas da cidade.
Fonte: Ipatinga Cidade Jardim e www.betosoutoblog.blogspot.com
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br