IPATINGA - Até o próximo dia 20 de junho, a Estação Memória Zeza Souto recebe a visita de “personagens” da história de Ipatinga, para elaboração do cadastro de pioneiros. O objetivo é reunir o máximo de informações atualizadas sobre as pessoas e famílias que contribuíram e ainda contribuem com o crescimento da cidade.
Com o cadastro iniciado na segunda-feira (02), a Prefeitura de Ipatinga pretende estreitar os laços com os moradores e familiares que participaram do processo de desenvolvimento regional. A iniciativa surgiu com o retorno da Comissão de Pioneiros de Ipatinga, que planeja a realização de um evento especial em homenagem ao cinquentenário de Ipatinga.
A primeira a se cadastrar é moradora do bairro Bethânia. A aposentada Maria das Graças Silva Lopes, 66 anos, se orgulha em dizer que nasceu no Centro de Ipatinga, no final da década de 1940, muito antes da emancipação político-administrativa do município. Seu antigo endereço deu lugar à atual Avenida 28 de Abril. “Fiquei tão feliz e ansiosa ao saber do cadastramento que até perdi o sono e acabei chegando mais cedo do que devia. Sinto-me orgulhosa em saber que as estórias que tenho pra contar podem contribuir para que a memória da cidade não se perca”, revela.
O gerente da Estação Memória, José Augusto de Moraes, diz que o cadastro evitará também eventuais esquecimentos. “Avançamos muito e pretendemos estabelecer cada vez mais proximidade com os primeiros moradores da cidade. Cada pioneiro é parte importante da nossa história e merece ser homenageado”, destaca o historiador.
A Estação Memória Zeza Souto fica na rua Belo Horizonte, 272, no Centro. O cadastramento é realizado de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h, até 20 de junho. Mais informações podem ser obtidas na Estação Memória, pelo telefone (31) 3829-8349, ou na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, telefone (31) 3829-8059.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br