”A USIMINAS VEM AÍ”
IPATINGA - A frase acima ficou famosa. Era gritando “A Usiminas vem aí!” que, no final da década de 1950, Joaquim Egídio da Silva, puxando um de seus filhos pela mão, percorria a única rua do distrito de Ipatinga, anunciando a chegada da usina siderúrgica. Essa atitude constante fez com que aquele pioneiro recebesse a carinhosa alcunha de “Joaquim Usiminas”. A princípio, o anúncio causava desconfiança até mesmo nos mais otimistas: será que vem mesmo? O pregão de Joaquim começou a ganhar contornos de veracidade com o sobrevoo do primeiro avião a passar pela localidade em agosto de 1958. De repente, no ensolarado dia 16 de agosto de 1958, aportaram no povoado, de apenas 60 casas e trezentos habitantes, japoneses, o bispo, o presidente da siderúrgica e várias autoridades, entre elas o governador do Estado de Minas Gerais e o Presidente da República.
VEJA a história da Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS)
Durante pequena solenidade, cravaram um prego em um pedaço de madeira que foi fincado num local do distrito. Esse ato determinou que aquele era, definitivamente, o local escolhido para ser construída a maior empresa siderúrgica da América Latina. Gente de todo o Brasil e do mundo, máquinas e equipamentos nunca vistos antes começaram a desembarcar na então pequena vila de Ipatinga. Teve início a construção da Usina Intendente Câmara e, consequentemente, a transformação do povoado. A partir daí, Usiminas e Ipatinga caminharam juntas, o que nos permite afirmar que a empresa é “irmã gêmea” da cidade. Neste ce- “A Usiminas vem aí!” nário formado por espaços físicos variados desenvolveram-se enredos, como se fossem atos de uma peça teatral, com a caminhada de operários e suas famílias, que vieram, ficaram e/ou abandonaram a cena.
Podemos afirmar que a Usiminas cumpriu seu papel principal, o de produzir aço, e foi mais além no desenvolvimento da cidade como um todo, produzindo educação, esporte, lazer, cultura e políticas para aproteção do meio ambiente. Consolidada a Usina Intendente Câmara, a Usiminas do Século XXI, denominada “Empresas Usiminas”, expandiuse pelo Brasil com várias unidades, produções e serviços diversificados, para atendimento de alta qualidade no Brasil e na América Latina. É esta importante trajetória que vamos mostrar nas próximas colunas “Ipatinga Cidade Jardim 50 Anos”, no jornal Diário do Aço. Esperamos que este resgate da história da Usiminas sirva para nortear futuras pesquisas e colabore no aprendizado de nossos jovens, que não tiveram o privilégio de participar dessa trajetória.
VEJA a história dos "Personagens e construtores da USIMINAS"
Fonte: Coluna “IPATINGA Cidade Jardim - 50 ANOS” – Diário do Aço – 28 de Setembro de 2014
VEJA: USIMINAS 53 ANOS: "A constituição da empresa" - CAPÍTULO II
VEJA: USIMINAS 53 ANOS: "A chegada dos japoneses" - CAPÍTULO III
VEJA: USIMINAS 53 ANOS: "Constituição da empresa-piloto USIMINAS" - CAPÍTULO IV
VEJA: USIMINAS 53 ANOS: "“ACORDO LANARI – HORIKOSHI” – COMPROMISSO JAPONÊS" - CAPÍTULO V
VÍDEO: USIMINAS - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br