COROBEL FABRICIANO - Nos ares do Calado - antigo nome de Coronel Fabriciano, MG - apareceu e começou a sobrevoar, em círculos, um avião! Um avião de verdade! Um teco-teco! O povo, alvoroçado, corria de um lado para o outro, para ver, palpitar e apostar onde ele iria descer, se iria descer... ou cair. Baixou no pasto, da fazenda do Sô Maia, do outro lado do Rio Piracicaba.
A novidade do século!... dos séculos! Conversa para todo dia o dia todo! O primeiro avião que desceu na região! Quase caiu... acabou a gasolina!
Uma interminável procissão atravessando o rio, em botes e canoas, para conhecer o avião. Papai, curioso, levou-me. Fui, vi e apalpei - era avião mesmo! Em carne e osso! Tinha até pára-quedas, para um caso de emergência. Cheguei a ver o aviador - um extraterrestre para mim, menino. Um super-homem! O homem que sabia voar com o avião. Até hoje, sua fisionomia, o pára-quedas e o avião não me saem da memória.
Alguns dias passados - tinha faltado combustível - chegou a gasolina. E eu me perguntava a mim mesmo o porquê de não se usar a gasolina de automóvel - e até as gentes grandes desconheciam a resposta. O aviador, com seu capacete de couro e óculos de segurança, pegou os ares e foi-se. Enquanto pude, segui com o olhar o avião voar, balançar - parecia que o aviador, com o balançar, dava adeus para nós. Matutei com meus miolos: - Será que ele vai pular de pára-quedas? - Desapareceu no horizonte...
...Quando tinha uns seis anos... papai me levou... conheci o avião!
(Benedito Celso A. Franco)
Veja mais BENEDITO FRANCO
- "Professoras"
- "Ele tem qui casá!"
- "Uma lâmpada de 60W!"
- "No mundo da LUA"
- "A Penicilina"
- "Do Calado a Ipatinga"
- "A baixada foi nossa"
- "Eleições"
VÍDEO: História do Avião
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br