GALERIA DE FOTOS
Visitas guiadas resgatam patrimônio histórico

IPATINGA - Igreja do Ipaneminha no roteiro de visitas guiadas.
IPATINGA - A Prefeitura de Ipatinga e o Conselho Municipal do Patrimônio iniciam nesta terça-feira (19/08) uma série de visitas guiadas a bens tombados, em vários pontos da cidade. Até setembro, serão 35 “excursões” com estudantes, servidores, integrantes de Conselhos Municipais e Associações de Moradores, que terão a oportunidade de participar de um passeio por pontos que fazem parte da história da cidade.
“Ipatinga de Portas Abertas” é o nome do projeto coordenado pela Secretaria de Cultura, que nesta primeira semana – de terça até sexta-feira (22/08) – levará quatro turmas de estudantes em ônibus especiais para visitas a bens do patrimônio histórico e cultural do município, com dois horários de saída: 7h e 13h. Durante as visitas, os participantes receberão informações sobre cada local.
O roteiro elaborado pela Prefeitura de Ipatinga tem duração de quatro horas. Nesta terça-feira, a primeira turma sai às 7h da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, no bairro Iguaçu, retornando às 11h. A outra turma, da Escola Municipal Padre Bertolo, do Cidade Nobre, embarca às 13h. O “city tour” começa pela Estação Memória (Centro), com outras paradas no pontilhão que liga o Centro ao Veneza II, na árvore Fícus do Cariru e no Teatro Zélia Olguin (Cariru). A excursão termina na Igreja São Vicente de Paula, na zona rural do Ipaneminha.
REFLEXÃO
As visitas guiadas a bens do patrimônio municipal dão sequência a um projeto iniciado em abril último, com de oficinas de apresentação dos bens tombados aos professores do 6º ao 9º ano da rede municipal. Novas oficinas serão realizadas com os integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio (COMPHAI) e técnicos da Secretaria de Cultura, professores e moradores do entorno de bens tombados. Outra iniciativa que faz parte do projeto “Ipatinga de Portas Abertas” foi a elaboração e distribuição de 25.000 cartilhas do Patrimônio Cultural, com informações sobre todos os 16 bens tombados.
Através dessas visitas guiadas, a Prefeitura pretende divulgar e resgatar a história do município, além de criar um ambiente de reflexão sobre a importância desse patrimônio. Trata-se, conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha, de uma ação sócio-educativa “de salvaguarda dos bens históricos e culturais, disponibilizando conhecimentos técnicos para a implantação de uma política de educação patrimonial”.
“Queremos trabalhar, antes de tudo, o reconhecimento dos elementos significativos da cidade”, resume Fernando Rocha, que destaca uma série de ações de educação patrimonial realizadas pela Prefeitura de Ipatinga desde o ano passado. “Conhecer a história é também entender a nossa identidade e valorizar a nossa cidade”, completa o secretário de Cultura.
ESCOLAS
Alunos de 17 escolas da rede municipal participarão do “city tour” do Patrimônio Histórico. Serão duas turmas por dia, desta terça-feira (19/08) até o dia 5 de setembro. As primeiras turmas são de estudantes da Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, com saída às 7h, e da Escola Municipal Padre Bertolo, às 13h.
Mais seis escolas municipais participarão, em agosto, das visitas guiadas organizadas pela Secretaria de Cultura: “Everson Magalhães Lage” (7h) e “Marcio Andrade Guerra” (13h), no dia 20; “Carlos Drummond de Andrade” (7h) e “Levindo Mariano” (11h), no dia 21; “Padre Cícero” (7h) e “Deolinda Tavares Lamego” (13h), no dia 22.
As visitas de estudantes serão intensificadas na primeira semana de setembro, com a participação de nove escolas: dia 1º – “Nelcina Rosa de Jesus” e “Maria da Conceição Pena Rocha”; dia 2 – “João Reis de Souza” e “Professor Evaldo Fontes”; dia 3 – “Arthur Bernardes” e “Terezinha Nívia Oliveira Lopes”; dia 4 – “Vilma de Faria da Silva” e “Zélia Duarte Passos”; e dia 5 – “Chirlene Cristina Pereira”.