IPATINGA - Em cada encontro, novas histórias, demonstrações de apreço e, principalmente, curiosidade. Esse foi o clima de mais uma edição do projeto "Estação Saudade", promovida nesta terça-feira (19/08) pela Prefeitura de Ipatinga. Durante toda a manhã, dezenas de pessoas passaram pela Estação Memória (rua Belo Horizonte, 272) para participar desse encontro que já virou tradição.
Ao redor de uma mesa de café da manhã, moradores antigos e recentes interagiram em "rodinhas" de conversas e de "causos", quase todos sobre a cidade. A "Estação Saudade" virou também reencontro de pioneiros e vizinhos antigos que há muito tempo não se viam. “Em cada edição é uma emoção diferente, impregnada da história de Ipatinga”, ressalta o gerente da Estação Memória, José Augusto de Moraes.
O "trem da história" que parou nesta terça-feira na "Estação Saudade" reuniu vários pioneiros da cidade, alguns dos quais se viram em alguma das fotografias expostas no local. O projeto, que integra as comemorações oficiais dos 50 anos de Ipatinga, terá edições mensais até o fim do ano.
RELATOSA reunião de tanta gente que vive em Ipatinga no início do seu desenvolvimento permitiu à Secretaria de Cultura o agendamento de novos depoimentos para outro projeto de resgate da memória do município, o "Relatos". Lançado no início do mês, o "Relatos" tem o objetivo de registrar em vídeo depoimentos de moradores e representantes de diversos segmentos sobre a história de Ipatinga.
VÍDEO: "RELATOS" - Projeto Estação Saudade reúne pioneiros e inicia gravações de histórias da cidade de Ipatinga.