GALERIA DE FOTOS
Arborização urbana é tema de seminário na sexta

IPATINGA - As árvores embelezam a paisagem e contribuem com o meio ambiente.
IPATINGA - Pessoas de várias cidades já confirmaram presença no seminário “Arborização Urbana – Saúde e Qualidade de Vida”, que será realizado nesta sexta-feira (26/09), de 8h30 às 12h, no salão de eventos do hotel San Diego, no bairro Horto. Interessados em participar do encontro podem se inscrever até o fim da tarde desta quinta-feira (25), pelo telefone (31) 3827-3272 ou pelo email infrater.adm@gmail.com.
O seminário é uma promoção da Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Infrater e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), entidade sediada em Porto Alegre (RS). Aproveitando a Semana da Árvore, a PMI quer fazer uma discussão com ambientalistas, associações de moradores e outros segmentos da comunidade sobre a sua importância na paisagem urbana.
O biólogo André Duarte Puente, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, será o coordenador do seminário em Ipatinga, que terá ainda as participações do engenheiro agrícola Daniel Martins, professor do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Presidente Antônio Carlos, e do médico Luiz Felipe Gonçalves. A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados.
CONSCIENTIZAÇÃO
O seminário de Arborização Urbana faz parte do esforço da Prefeitura de Ipatinga para conscientizar a população sobre a importância das árvores, espécies mais adequadas para cada tipo de solo, formas de plantio e cuidados. Durante o seminário, os participantes poderão conhecer técnicas e dicas sobre tipos de podas, época mais favorável, cuidados e precauções necessárias, equipamentos utilizados, uso racional das espécies segundo suas aptidões ecológicas e potenciais paisagísticos, prevenção de acidentes e segurança do trabalho.
De acordo com a engenheira ambiental Julia Macedo, da SESUMA, a Prefeitura tem feito um grande esforço para ampliar as áreas verdes na cidade. Porém, em alguns casos, moradores insistem em cortar as árvores nos seus quintais ou fazer podas radicais. “As pessoas precisam se conscientizar da importância da árvore para a cidade, o meio ambiente e a vida. E que existem critérios para o plantio e os cuidados com as árvores. O seminário é uma forma de esclarecer a população e ampliar a conscientização de todos”, defende Julia Macedo.
ARBORIZAÇÃO URBANA
Ipatinga é uma das cidades mais arborizadas do País, com mais de 100 mil plantadas em áreas públicas. A arborização urbana tem vantagens que vão além da dimensão paisagística, por isso, conforme a engenheira da PMI, é necessário um planejamento detalhado, desde o plantio até o manejo e monitoramento.
O seminário que acontece nesta sexta-feira, ressalta Julia Macedo, é uma oportunidade para participação real da sociedade no planejamento urbano, além de ajudar a qualificar servidores, ambientalistas e entidades de outras cidades. Com esses esclarecimentos, a expectativa é que sejam reduzidos os pedidos de cortes e retiradas de árvores recebidos diariamente pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), que são autorizados somente após análise técnica.
Ipatinga possui uma das maiores médias de áreas verdes por habitante – 120 m² - e mais de 100 mil árvores plantadas em calçadas, ruas, jardins e parques, entre espécies como ipês rosa, roxo, amarelo e branco, mogno, sete cascas, pau brasil, astrapéia, aroeira salsa e cajá manga.
A manutenção das árvores da cidade é permanente, com equipes que seguem um planejamento anual. Além do trabalho de podas e cortes em áreas públicas, a Prefeitura produz, no Viveiro Municipal, uma média de 25 mil mudas por mês, entre espécies arbóreas, ornamentais e medicinais. As mudas são também distribuídas à população, a partir de cadastro no Viveiro.