IPATINGA - Percy Gonçalves sempre apostou no potencial dos garotos revelados no futebol do Vale do Aço.
IPATINGA - Ex-jogadores que atuaram como profissionais decidiram se reunir neste domingo (15) para prestar uma homenagem ao ex-técnico e ex-dirigente Percy Gonçalves de Oliveira, hoje com 81 anos. A informação é do ex-zagueiro do Atlético, Luciano Supri, atualmente diretor do Industrial Esporte Clube, do bairro Bom Retiro.
Conforme Supri, a homenagem a Percy Gonçalves foi dividida em dois momentos. Primeiro, os ex-jogadores do Vale do Aço que de forma direta receberam ensinamentos, indicações ou orientações do ex-técnico, irão disputar uma “pelada”, a partir das 9h, no estádio Rubens Martins Guerra, no bairro Bom Retiro. Logo em seguida, todos irão para a Churrasqueira do Industrial, onde as despesas serão divididas.
“Eu e o Edinho Maradona decidimos reunir alguns ex-atletas que o Percy Gonçalves ajudou no futebol para prestar uma homenagem a ele em vida. Assim que comunicamos nossa intenção o pessoal topou na hora, tamanho é a admiração e o respeito que nós todos temos por ele. O Seu Percy influenciou como pôde em nossas vidas como atletas e homens e temos que retribuir com gratidão”, afirmou Luciano Supri.
Percy Gonçalves nasceu no dia 6 de agosto de 1933 em São Leopoldo (RS) e deixou um legado no futebol do Vale do Aço. Com uma vida dedicada ao esporte, ele conseguiu realizar o sonho de muitos garotos que imaginavam um dia ser um grande jogador de futebol. Para os atletas com potencial, ele sempre alertou para os perigos do sucesso que o futebol proporciona. Sua preocupação era com a formação do caráter e o comprometimento com o bem comum. Percy tem o título de “Malabarista da Bola”, que recebeu no estádio Independência (Belo Horizonte) quando defendia o antigo Siderúrgica (Sabará) após uma sessão de embaixadinhas e de demonstrar grande habilidade com a bola em um Torneio Início do Campeonato Mineiro.
Revelado como jogador no Grêmio Portoalegrenjse, Percy trabalhou por mais de duas décadas no Clube Atlético Mineiro. O gaúcho mora em Ipatinga desde 1969, quando participou da formação da grande equipe de futebol patrocinada pela Usiminas. Um dos fatos que marcaram sua trajetória pelo tricolor ipatinguense foi a histórica vitória da Usipa sobre o Cruzeiro por 3 a 1, em pleno Mineirão. Contundido, o ex-meio-campista Percy dirigiu o time ipatinguense e foi responsável pelo “ferrolho” que parou a máquina celeste. Na época, o resultado repercutiu bastante, já que o Cruzeiro era Bicampeão Mineiro e acabara de conquistar a Taça Brasil (66).
Fonte: http://jornalvaledoaco.com.br
VÍDEO: HISTÓRIAS DA BOLA - TV Cultura Vale do Aço - Jornalista Waldecy Castro entrevista PERCY GONÇALVES DE OLIVEIRA