GALERIA DE FOTOS
Festival de artes na Educação para ficar na memória

IPATINGA - Em uma noite de comemorações escolas vencedoras do Festival de Musica e Dança da Educação municipal recebem premiações. Foto: Secom/PMI.
IPATINGA - “A participação no festival foi muito importante para o meu amadurecimento. Tenho certeza de que esse primeiro evento ficará na memória de todos os alunos, familiares e professores”. Com esta frase, o aluno João Vitor Mendes Gava, de 15 anos, da Escola Municipal João Reis de Souza, definiu o 1º Festival de Música e Dança da Educação, que aconteceu em outubro de 2014 e cuja premiação foi realizada na noite desta segunda-feira (13/04), no Centro Cultural Usiminas, com a participação da prefeita Cecília Ferramenta.
João Vitor integrou a equipe 4ª colocada no festival, levando uma flauta e um kit escolar para casa. “Em 2014 estava no 9º ano e participei de todas as atividades que pude. Fui conselheiro do OP Educa, monitor na Educação Integral e ficamos com o 4º lugar. Foi um ano marcante para mim”, relembrou o estudante.
“Quero aproveitar este momento para agradecer o empenho de cada profissional da Educação municipal. É fruto do trabalho de vocês, a nossa eleição para a Vice-presidência Nacional para a temática da Educação, na nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos. Representa a valorização do esforço da Administração Municipal e a confiança que vocês, pais, alunos e profissionais, depositam em nosso trabalho”, agradeceu a prefeita Cecília Ferramenta.
PREMIAÇÃO
Na cerimônia de premiação das escolas municipais vencedoras do 1º Festival de Música e Dança da Educação, a Prefeitura homenageou os quatro primeiros colocados: as E.M. Márcio Andrade Guerra (1º lugar), Padre Bertollo (2º), Levindo Mariano (3º) e João Reis de Souza (4º). Foram entregues tablets, violões, flautas, kits escolares e troféus aos alunos e representantes das escolas campeãs.
O evento também contou com a participação da secretária municipal de Educação (SME), Leida Tavares, assessores e servidores da SME, educadores da rede municipal, pais e alunos das escolas vencedoras. “A qualidade das apresentações é uma prova do trabalho realizado dentro das escolas e reflete o que queremos para a Educação em Ipatinga: oferecer formação integral de excelência para nossos alunos”, afirmou a secretária Leida Tavares, elogiando as performances dos participantes do festival.
A aluna Bárbara Maya, de 13 anos, da equipe campeã da E.M. Márcio Andrade Guerra, elogiou a solenidade promovida pela Prefeitura e que contou com apresentações de novas versões das canções premiadas no festival do ano passado. “Foi uma surpresa ver nossos professores apresentando as músicas vencedoras”, avaliou. A estudante recebeu como premiação de 1º lugar no festival um tablet e um violão. “Já faço aulas de violão, e agora com um instrumento em casa vou poder me dedicar mais. O tablet eu já comecei a usar na própria festa, fazendo muitas fotos do evento”, comemorou a aluna.
ARTE E CULTURA
Realizado em outubro de 2014, o 1º Festival de Música e Dança da Educação o evento contou com a participação de cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga. Nas eliminatórias, os vários grupos de estudantes deram show de talento e apresentaram músicas e coreografias sobre o tema “Ipatinga: um cinquentenário em busca da sustentabilidade”. Todas as peças foram compostas exclusivamente para o evento. Pais de alunos, arte-educadores e demais profissionais da Educação assistiram, durante os dois dias do festival, 17 escolas municipais se apresentarem para a avaliação do corpo de jurados, formado por artistas de renome nas áreas de música e dança na região.