GALERIA DE FOTOS
Prefeitura inova com o projeto Ipatinga: Cidade Leitora

IPATINGA - Parque Ipanema vai abrigar as comemorações do aniversário de Ipatinga.
IPATINGA - Para comemorar os 51 anos de emancipação política e administrativa do município, a Prefeitura de Ipatinga prepara um presente especial e vai lançar, nesta quarta-feira (29/04), o projeto Ipatinga: Cidade Leitora. A solenidade será realizada a partir das 8h, no Parque Ipanema, e integra a programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, que inclui também apresentações culturais das escolas da rede municipal de ensino.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, o projeto vai promover ações para estimular o hábito da leitura em 22 pólos que serão criados em todas as nove regionais do município. Os espaços terão as bibliotecas das escolas municipais como centros de referência. A proposta é envolver os estudantes e, também, ampliar o público alvo para permitir a integração das unidades de ensino com a comunidade na propagação de práticas de leitura.
No lançamento do projeto, uma das principais atrações será a “Biblioteca sobre Rodas”, montada dentro de um ônibus que ficará estacionado no Parque Ipanema. A instalação vai disponibilizar ao público um acervo diversificado, reunindo exemplares de revistas, periódicos e livros de literatura para apreciação. Posteriormente, o ônibus irá percorrer outras áreas públicas da cidade, divulgando as ações do Ipatinga: Cidade Leitora.
“Nosso objetivo é criar intercâmbio com outros espaços, projetos, grupos culturais, artistas, instituições sociais e voluntários, estimulando o habito da leitura em espaços diversificados. Dessa forma, vamos contribuir para que Ipatinga seja reconhecida como uma cidade leitora”, destaca a secretária municipal de Educação, Leida Tavares.
COMO É?
No Ipatinga: Cidade Leitora serão desenvolvidas ações que contemplem:
• A estruturação física das bibliotecas escolares e aquisição de acervo variado.
• A descentralização e democratização do acesso ao livro e à leitura, tais como postos de troca em toda a cidade, incluindo pontos de ônibus, estação rodoviária, ferroviária e aeroporto; disponibilidade de livros para empréstimo voluntário em espaços como praças, igrejas, comércios e feiras; instalação de pontos temporários de leitura em locais estratégicos; circulação da Biblioteca sobre Rodas (ônibus-biblioteca); aquisição de acervo em Braille e audiolivros.
• O incentivo à leitura e à produção literária, por meio de empréstimo do acervo das bibliotecas escolares; organização de atividades em grupos de discussão, saraus, performances poéticas, rodas literárias, murais, clubes de leitura, oficinas de criação literária, contação de histórias, encontros com autores, dramatizações, intersecção entre a literatura e as outras artes; organização de concursos literários.
• Formação de leitores e mediadores de leitura, por meio da facilitação do acesso ao livro, capacitação de professores e educadores comunitários dos pólos de leitura; oficinas e formação de grupos de mediação destinados a alunos; instituição do bibliotecário mirim; visitas técnicas a roteiros literários e instituições artístico-culturais.
• Integração dos diversos pólos e intercâmbio com outros agentes; realização de mostras, concursos e exposições; troca de textos, comentários e sugestões de leitura; parcerias com espaços, instituições, bibliotecas, agentes e projetos culturais relacionados a livro e leitura.
• Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico, por meio de campanhas institucionais em diversas mídias.
COMO PARTICIPAR?
• Seja um leitor assíduo, conheça e usufrua das bibliotecas de Ipatinga;
• Utilize os postos de troca de livros que encontrar pela cidade;
• Converse com outras pessoas sobre o projeto Ipatinga: Cidade Leitora e sobre a importância da leitura;
• Participe das atividades propostas;
• Seja voluntário nas ações desenvolvidas nas escolas e comunidades;
• Doe os livros que você já leu, ajude-nos a disseminar a leitura na cidade. As doações podem ser enviadas para a Secretaria Municipal de Educação ou entregues no ônibus-biblioteca, quando ele estiver em sua regional.