Ipatinga, 22 de Julho de 2017
HISTÓRIA

BAIRROS DE IPATINGA

Bairros de Ipatinga



A atual divisão de Ipatinga segue legislação do ano de 1980

Em 2010, a cidade de Ipatinga era composta por 35 bairros oficiais (incluindo o distrito de Barra Alegre) distribuídos entre suas nove regionais, além de povoados rurais, do distrito industrial, de loteamentos e bairros não-oficiais. Segundo o IBGE, o mais populoso era o Canaã, localizado na Regional V, reunindo 28 510 habitantes, sendo seguido pelo Bethânia (Regional VI), com 27 970 pessoas, e pelo Veneza (Regional IV), com 20 785. Com 50,4 km², o Ipaneminha possuía a maior área, sendo que a Regional IX, a qual está situado, compõe a zona rural ipatinguense. O maior rendimento mensal médio por responsáveis dos domicílios era de R$ 4 437,47, do bairro Castelo.

A atual divisão de Ipatinga segue legislação do ano de 1980. Apesar de ser a cidade mais populosa da Região Metropolitana do Vale do Aço, é a que possui a menor quantidade de bairros dentre os três principais municípios; Coronel Fabriciano possui 63 e Timóteo 39. O desenvolvimento de muitos bairros de Ipatinga deve-se primeiramente à construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com ela começaram a vir os primeiros habitantes do município e do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro fixaram-se na região operários e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram à procura de emprego na região. Entre as décadas de 1940 e 1960 também ocorreu outro grande crescimento em decorrência da instalação das grandes empresas locais, como a Cenibra, a Aperam South America e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município, que foi emancipado em 1964.

VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.

VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.

VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.

VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br