Ipatinga, 22 de Julho de 2017
HISTÓRIA

Bandeira de Ipatinga

A Bandeira de Ipatinga é um dos símbolos oficiais do município



Bandeira de Ipatinga

As cores azul, vermelha e verde são as cores oficiais do Município de Ipatinga. A Bandeira do Município de Ipatinga tem os seguintes desenho e forma:

- Um retângulo com 21 (vinte e um) módulos de comprimento e 15 (quinze) módulos de largura, dividida em faixas verticais nas cores, da esquerda para a direita, azul, vermelha e verde, ocupando cada faixa 07 (sete) módulos. Ao centro, na faixa vertical vermelha, deverá conter o Brasão do Município.

O BRASÃO É COMPOSTO DE:

- Uma estrela, na cor vermelha, dentro da coroa, representando o único distrito do Município;

- Um cadinho de aço em forma de escudo, na cor azul, simbolizando a siderurgia;

- Dois ramos, na cor verde, representando os louros da vitória;

- Uma faixa, na cor vermelha, com as palavras "Confiança, Trabalho e Progresso" escritas na cor amarela;

- O globo terrestre com duas figuras humanas estilizadas, na cor branca, simbolizando a união dos povos.

DO USO DA BANDEIRA

- A Bandeira Municipal pode ser apresentada hasteada em mastro ou adriças, nos edifícios públicos ou particulares, templos, campos de esporte, escritórios, salas de aula, auditórios, ruas e praças, e em qualquer lugar em que lhe seja assegurado o devido respeito.

- Deverá ser hastiada diariamente a Bandeira Municipal nos edifícios-sede dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

DO USO DO BRASÃO MUNICIPAL

- É obrigatório o uso do Brasão do Município pela Administração Pública Municipal, direta, indireta e fundacional.

- Na publicidade de atos expressos em jornais, revistas, periódicos, boletins, documentos de caráter oficial, jornais assinados pelo Prefeito Municipal ou seus representantes e dos órgãos descritos;

- Na identificação de bens, obras, serviços e campanhas executados pela administração pública do Município;

- Como símbolo que caracterize interna e externamente, a administração pública municipal.

- É autorizada a adoção de quaisquer outros símbolos que representem a Administração Pública Municipal, desde que concomitantemente com o Brasão e com o mesmo destaque.

VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.

VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.

VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.

VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br