Ipatinga, 24 de Abril de 2017
HISTÓRIA

HISTÓRIA

Colonização da região



BOTOCUDOS (E), os primeiros habitantes de Ipatinga e a travessia (D) do Rio Piracicaba pelos primeiros civilizados que chegarem até a região.

Entre os séculos XVI e XVII, entradistas seguiam pela região à procura de ouro e materiais de valor, mas a descoberta de ouro na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem nesta região que até então era habitada apenas pelos índios Botocudos. Pouco tempo depois, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, justificando-se de que havia ouro nessa região. A estrada foi concluída pouco tempo depois.

Os primeiros civilizados a chegarem até a região de Ipatinga e do atual Vale do Aço, vieram em 1752 de Sant"Ana do Alfié pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o Rio Piracicaba, abrindo na margem esquerda desse rio uma posse no lugar hoje conhecido por Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas, não tendo prosseguido por ter sido assassinado por um escravo que ele alugara de dona Ana Matos.

No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. No ano de 1901, com a criação da Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse desde o Porto de Vitória até a cidade de Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo comprova o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses muda o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, pelo qual seria levado em direção à Europa.

Com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região além dos operários, e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Em 22 de agosto de 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade. O primeiro a fixar pouso foi José Fabrício Gomes, explorador de matas, que se apossou de uma área onde hoje abrange o município de Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, as terras foram repassadas a José Cândido de Meira, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Logo após, Alberto Giovannini transformou o local numa fazenda de gado, tendo construído ainda no terreno uma boa casa e, nos terrenos férteis, o cultivo de lavoura, atraindo colonos para o trabalho na fazenda. No de 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construía para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno. Suas ruínas ainda restam na beirada do Rio Piracicaba, perto da confluência com o Rio Doce. Tudo o que resta desta estação é uma parede, suas fundações e um poço abandonado na região do bairro Castelo. Ao redor da Estação Ipatinga, continua o crescimento e o desenvolvimento do povoado.

VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.

VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.

VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.

VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br