Ipatinga, 27 de Maio de 2017
HISTÓRIA

HISTÓRIA

Emancipação política



O crescimento acelerado da região e o conflito de interesses de sua população culminou com o chamado Massacre de Ipatinga, quando várias pessoas foram assassinadas em 7 de outubro de 1963 e em 29 de abril de 1964 é que ocorre a emancipação de Ipatinga, se

O crescimento acelerado da região e o conflito de interesses de sua população culminou com o chamado Massacre de Ipatinga, quando várias pessoas foram assassinadas em 7 de outubro de 1963. De acordo com a Usiminas, houve mais de trinta mortos e mais de três mil feridos.

Com o rápido crescimento, se tornou fundamental que Ipatinga tivesse autonomia administrativa. A pequena vila dependia diretamente dos interesses da sede, que era o atual município de Coronel Fabriciano, e os moradores acusavam políticos fabricianenses de descaso administrativo para com o distrito. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais aprovou, em redação final, o projeto de revisão administrativa, que criou 237 novos municípios, entre eles estava Ipatinga - criada pela Lei estadual n° 2764, de 30 de dezembro de 1962, juntamente com o distrito de Barra Alegre - e Timóteo, tendo sido vetada pelo Governador José Magalhães Pinto a instalação dos municípios de Ipatinga e Timóteo, que enviou uma mensagem às comissões Pró-Emancipação dos dois municípios do Vale do Aço, informando o veto à emancipação e os seus motivos: afirmava que pretendia manter uma unidade política, administrativa, econômica e financeira desse pólo siderúrgico.

Em 29 de abril de 1964 é que ocorre a emancipação de Ipatinga juntamente com a de Timóteo, sendo decretada por José de Magalhães Pinto. A partir daí, o distrito de Barra Alegre, passa oficialmente a pertencer a Ipatinga. No mesmo ano (1964), é eleito Délio Baeta Costa como intendente e um ano depois Fernando Santos Coura se torna prefeito. Anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1975, é criada a Comarca de Ipatinga, sendo instalada em 2 de fevereiro de 1977.

VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.

VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.

VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.

VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br