Ipatinga, 24 de Novembro de 2017
HISTÓRIA

HISTÓRIA

História recente



Com o crescimento populacional da cidade, houve a necessidade da expansão dos setores econômico e turístico de Ipatinga: Em 20 de outubro de 1982 é inaugurado o Kart Clube Ipatinga e em 23 de setembro de 1998 foi inaugurado o Shopping do Vale do Aço

A partir da década de 1970, há uma inversão hegemônica de crescimento econômico e demográfico no Vale do Rio Doce. O aglomerado urbano da região, concentra todas as aspirações externas e as tensões internas ocasionadas pejo crescimento populacional. Uma das consequências desse crescimento populacional são as enchentes. Entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 1979, uma forte e intensa chuva deixa vários mortos e desabrigados, em uma enchente que não atingiu apenas Ipatinga, mas ainda várias cidades localizadas ao longo das margens do Rio Doce e afluentes. Cerca de 10 mil ficam desabrigados e pelo menos 42 morreram somente no município ipatinguense, a maioria soterrada por queda de encosta na chamada grota do IAPI, no bairro Esperança.

Ao longo do tempo, com o crescimento populacional da cidade, houve a necessidade da expansão dos setores econômico e turístico de Ipatinga. Em 20 de outubro de 1982 é inaugurado o Kart Clube Ipatinga; em 6 de novembro de 1983 foi fundado o Kartódromo Emerson Fittipaldi; em 3 de março de 1990 foi a inauguração do Aterro Sanitário de Ipatinga; em 21 de maio de 1998 é fundado o Ipatinga Futebol Clube; em 23 de setembro de mesmo ano foi inaugurado o Shopping do Vale do Aço e o Centro Cultural Usiminas.

Também em decorrência do crescimento demográfico de Ipatinga e cidades vizinhas, em 30 de dezembro de 1998 foi criado o Vale do Aço, reunindo além de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo e os outros 22 municípios de colar metropolitano, sendo elevado a Região metropolitana em 12 de janeiro de 2006.

Atualmente Ipatinga e o Vale do Aço se destacam pela sua vocação industrial já conhecida, mas com setor de serviços e comércio em pleno desenvolvimento, se caracterizando como polo regional para várias cidades do leste de minas. Em 2007, o IBGE classificou o conjunto dos municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo como Capital regional C, através do estudo Regiões de Influência das Cidades de 2007, com influência sobre a Microrregião de Caratinga.

VÍDEO IPATINGA 1967: Um pequeno trecho de sua história. Extrato de um filme feito em 1967, na primeira administração do prefeito Jamil Selim de Sales. È algo sensacional. Prefeito Jamil Selim de Salles e o presidente da Usiminas, Amaro Lanari Junior, inauguram a Câmara Municipal de Ipatinga, o Palácio dos Três Poderes, o Ginásio de Assistência ao Menor. Visitam local onde será erguido o maior parque siderúrgico da América Latina, além de solenidades e show musical de encerramento.

VÍDEO IPATINGA 1973: Desenvolvimento gerado pela Usiminas na cidade de Ipatinga. Inauguração da Carpintaria e Oficina Mecânica, do Cemitério Parque Nossa Senhora da Paz, da Estação Repetidora, da Cidade dos Meninos e de duas pontes de concreto, obras realizadas pelo prefeito Darcy de Souza Lima.

VÍDEO IPATINGA 2009: Documentário 45 Anos de Ipatinga - HD. Documentário sobre a cidade de Ipatinga-MG que comemorou seus 45 Anos em 29 de Abril de 2009.

VÍDEO IPATINGA 2011: Filhos de Ipatinga contam a história da cidade


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br