Ipatinga, 24 de Abril de 2017
HISTÓRIA

HISTÓRIA

História



O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município

IPATINGA é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e à microrregião de mesmo nome, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 209 quilômetros. Sua população foi contada em 2010 pelo IBGE em 239 177 habitantes, sendo assim o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua microrregião. Está a 947 quilômetros de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no local em que as águas do Rio Piracicaba se encontram com o Rio Doce. Sua área é de 165,509 km², sendo que 22,9245 km² estão em perímetro urbano.

O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município. Até 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las. Atualmente município é formado pela Sede e pelo distrito de Barra Alegre. A cidade faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano.

A cidade ainda se destaca pelo turismo. Além do turismo de negócios, muito incentivado pela prefeitura e pelas grandes empresas locais, em Ipatinga estão algumas das principais atrações de todo Vale do Aço, como o Shopping do Vale do Aço; o Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão, um dos maiores de todo Leste mineiro; a USIPA; o Centro Cultural Usiminas, que vem apresentando diversas atrações de todo o país, como grandes nomes da MPB, a título de exemplo a cantora Maria Gadu e o cantor Frejat, peças não só locais, mas também de âmbito nacional, como a atuação de Luana Piovanni em O Pequeno Príncipe, e várias outros pontos turísticos de importância cultural e histórica. Além do turismo na área urbana, Ipatinga também é um dos principais acessos para a Serra dos Cocais, localizada na cidade vizinha de Coronel Fabriciano e para o Parque Estadual do Rio Doce, situada entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Em relação à frota automobilística, de acordo com o Departamento Nacional de Trânsito, em junho de 2011 foram contabilizados 112 072 veículos em Ipatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,25%, O município contava em 2008 com 125 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806, considerando-se assim como elevado, em relação ao estado de Minas Gerais.


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br