Ipatinga, 24 de Novembro de 2017
HISTÓRIA

ESTRUTURA URBANA

Serviços e comunicações



IPATINGA 1985: Veteranos da imprensa do Vale do Aço recebem homenagem da Usipa. Da esquerda para a direita: Waldecy de Castro, Célia Arruda, Fernando Rocha, Martha Azevedo, José Rodrigues Amaral “Carioca”, Jair Polk Fraga, Genoves Bessa, Aurélio Caixeta

Serviços

O serviço de abastecimento de água e coleta de esgoto é feito pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Esta empresa atua na cidade desde 1974 e em 1997 a companhia assumiu os serviços de esgotamento sanitário, antecipando assim a renovação do contrato de concessão do sistema de abastecimento de água, onde irá atuar até 2022. Já o abastecimento de energia elétrica é feito pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O recolhimento de Resíduos sólidos é realizado pela prefeitura municipal através de uma empresa terceirizada, que transporta toda a produção para o aterro sanitário localizado em Santana do Paraíso. De acordo com a própria prefeitura, são recolhidos diariamente em Ipatinga 640 toneladas de lixo, sendo 140 ton. lixo Domiciliar, comercial e público; 19 ton. de resíduos por compostagem; 480 ton. resíduos Inertes (Entulho, Terra, Capina) e 1 ton. de lixo hospitalar.

Comunicações

No município de Ipatinga há serviços de internet discada e banda larga (ADSL) sendo oferecidos por diversos provedores de acesso gratuitos e pagos. A Oi é a única empresa que oferece o serviço de telefonia fixa. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido pela Oi, Vivo, Claro e Tim. O código de área (DDD) de Ipatinga é 31. O Código de Endereçamento Postal (CEP) da cidade vai de 35160-001 até 35164-999.

Além da cidade de Ipatinga ser sede da TV Cultura Vale do Aço, que retransmite a programação da TV Cultura e da Rede Minas, o município ainda recebe sinais de televisão aberta de várias outras emissoras de televisão. Os principais canais de TV transmitidos são a Band Minas (sede em Belo Horizonte, afiliada a Rede Bandeirantes); TV Alterosa Leste (sede em Governador Valadares e Manhuaçu, afiliada ao Sistema Brasileiro de Televisão - SBT); InterTV dos Vales (sede em Coronel Fabriciano , afiliada a Rede Globo); TV Leste (sede em Governador Valadares, afiliada a Rede Record); Rede Vida (sede em São José do Rio Preto) e Canção Nova.

O município conta ainda com vários jornais em circulação. No ano de 2004, eram 6 no total. Os principais, por terem importância regional, são os Jornais do Vale do Aço e o Diário do Aço. No ano de 1963 foi fundado o primeiro jornal da cidade: "O Ipatinga", que circulou apenas duas edições. Em 2001 foram contabilizadas 5 emissoras de rádio de acordo com a Associação Mineira de Rádio e TV e a Telecomunicações de Minas Gerais S.A. Entre elas, a Rádio Vanguarda AM 1270 KHz, e afiliadas de grandes redes como a Jovem Pan FM e Rádio Globo AM.

 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br