Ipatinga, 26 de Setembro de 2017
HISTÓRIA

CULTURA E LAZER

Turismo



Ipatinga possui ainda diversas atrações turísticas em seu território, sendo em área rural ou na zona urbana de Ipatinga.

A cidade de Ipatinga destaca-se em seu turismo. A Usiminas, juntamente com a prefeitura vem investindo no turismo de negócios. Atualmente, o município já é o terceiro maior de todo estado de Minas Gerais nesse setor turístico, ficando atrás de Uberlândia e Juiz de Fora. Quanto ao lazer, o município possui ainda diversas atrações turísticas em seu território, sendo em área rural ou na zona urbana de Ipatinga. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), existiam no ano de 2000 cerca de 37 hoteis em toda cidade. Ipatinga, juntamente com Açucena, Belo Oriente, Coronel Fabriciano, Jaguaraçu, Marliéria, Santana do Paraíso e São Domingos do Prata faz parte do Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas Gerais, que foi criado em dezembro de 2009 pela Secretaria de Estado de Turismo com o objetivo de estimular o turismo ecológico na região.

Aterro Sanitário

O local que antes recebia o lixo produzido em Ipatinga foi desativado e transformado em área de educação ambiental da cidade e que recebe cerca de 1.500 visitantes por mês. Está localizado no município de Caratinga, porém pertence a cidade de Ipatinga.

Parque das Cachoeiras

Clube particular de lazer e entretenimento numa bela área de preservação ambiental. Conta com trilhas de Caminhada, quadras Esportivas, campo de Futebol society, playground, área de Camping, bares e Restaurantes, capela ecumênica, cachoeiras com Piscinas Naturais e Artificiais, chalés além de outras atrações.

Kartódromo Emerson Fittipaldi

O Kart Clube Ipatinga–KCI foi inaugurado em outubro de 1982, sendo seu nome uma homenagem ao piloto brasileiro bicampeão da Formula Um, Emerson Fittipaldi. Com traçado veloz, área de escape em todo circuito e desenho seletivo, a pista do KCI está qualificada como das melhores do mundo, onde já foram realizados 5 (cinco) campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros. Em 3 de janeiro de 1983 foi fundada uma escola para pilotos iniciantes, anos mais tarde rebatizada de Escola de Pilotagem Ayrton Senna. Cerca de 500 pilotos já aceleraram nesta pista internacional e muitos deles foram destaques no mundo do kart. Dominaram as máquinas e conquistaram títulos que divulgaram junto com o esporte o nome da cidade de Ipatinga e consolidaram o KCI como um dos melhores do Brasil. Seu recorde de público foi de 50 000 estabelecido em 1985. O melhor tempo foi feito por Cláudio Cantelli – PR, com 42min9s no ano de 2005.

Shopping do Vale do Aço

Um dos mais importantes empreendimentos comerciais da região com lojas, áreas de lazer, de alimentação e espaço cultural. Com mais de 10 anos e 2 expansões o Shopping do Vale se concretiza como o maior centro de compras do leste mineiro. Conta ainda com três salas de cinema, de propriedade da Moviecom.

Clube Náutico Alvorada (Lagoa Silvana)

Área de lazer e entretenimento que tem como principal atração a Lagoa Silvana, local de banhos, pesca esportiva e passeios de barcos e jet-ski. O Clube foi criado pela Usiminas para atender à população de Ipatinga e região, apesar de estar localizado no município de Caratinga. Já sediou etapas do campeonato brasileiro de Motonaútica. Conta com praia artificial, toboágua, parque aquático infantil, galpões para churrasqueiras, área de camping, pousadas/chalés, polígono de Tiro, plataforma, restaurantes e lanchonetes, Pista para Prática de Aeromodelismo além de várias Praças e Jardins.

Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - "Lamegão"

É o quarto maior estádio de futebol de Minas Gerais com capacidade para 25 mil pessoas e já sediou partidas de nível nacional e internacional. O estádio possui 25 cabines para imprensa (rádio, televisão, jornais), Tribuna de Honra, camarotes, vestiários para clubes e vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para a Federação Mineira de Futebol. O gramado oficial máximo está capacitado para jogos internacionais (110 X 75) e conta com moderno sistema de irrigação subterrânea.

Estrada de Ferro Caminho das Águas

É uma pequena estrada de ferro localizada na margem direita do Ribeirão Ipanema. A esquerda da ferrovia está o Parque Ipanema. Seu caminho é percorrido por uma locomotiva a vapor de origem alemã, de 1937, que carrega dois vagões com capacidade total para 68 passageiros cada. A locomotiva percorre seus 2,6 quilômetros de trilhos (5,2 km de ida e volta). Nela está a Estação Ferroviária Pouso de Água Limpa.

Usipa

É uma área de preservação ambiental da Usiminas com acesso restrito a grupos de estudo, alunos e pesquisadores. O clube, no entanto, é aberto ao público. Possui alojamento para atletas, parque aquático, piscina olímpica Aquecida, Centro de, pista de atletismo, ginásio coberto, estádio de futebol, área de treinamento de voleibol, pista de malha, quadras esportivas além de um centro de biodiversidade que conta com um Zoológico que possui cerca de 500 animais de 36 espécies, trilhas ecológicas, jardim botânico, lagoas e playground, projeto Xerimbabo de educação ambiental

Parque Ipanema: É uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, cerca de 12 mil árvores plantadas e localizado bem no centro da cidade é uma área aberta a toda a população. O complexo de lazer foi uma das últimas "obras de arte" do paisagista Roberto Burle Marx, e oferece área de lazer com pista para caminhada e ou corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa. Construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados. Conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, lago com Cata-vento, pista de Cooper e ciclovias, anfiteatro, Farmácia Verde, Horto Municipal, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, playground, auditório, Parque da Ciência, estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca). Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são frequentadores assíduos do Parque Ipanema. O local possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno.

Estação Memória

Foi construída em 1930 e desativada em 1951. Reinaugurada em 1992 como Estação Memória, passou a ser um núcleo referencial de preservação e proteção da memória cultural do município. Seu acervo documental inclui registros de diferentes momentos culturais, políticos e artísticos de Ipatinga, reproduções de documentos manuscritos e impressos, livros e revistas relacionadas à cidade de Ipatinga, objetos originados da Vale e obras de arte inspiradas na cultura local. Além de tratar de uma unidade de memória, desenvolve projetos voltados para as artes, especialmente as plásticas. Aberta diariamente para visita e pesquisa sobre a história regional.

Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro

Foi inaugurado em 1991, com objetivo de socializar a prática de esporte no município, para atender crianças, adolescentes e grupos da Terceira Idade de baixa renda, oferecendo escolas de aprendizagem em várias modalidades como: Basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, capoeira, karatê, judô, xadrez, damas, teatro, taekwon-do, dança, ginástica olímpica, trampolim acrobático, Iniciação desportiva universal-IDU e atividades para a terceira idade. Atende aproximadamente 3.000 lunos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, através de convênio celebrado com o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE.

Ipatinga Minas Gerais- Vídeo mostra pontos interesse da cidade.


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br