Ipatinga, 18 de Agosto de 2017
LINHA DO TEMPO

17 DE ABRIL DE 1990

TOMBADO PELO PATRIMÔNIO a Árvore Figueira (Ficus elastica)



Árvore Figueira (Ficus elastica)


IPATINGA - TOMBADO PELO PATRIMÔNIO a Árvore Figueira (Ficus elastica). Decreto/Lei: Decreto 2.662 de 17/04/1990. Propriedade/responsável: Pública/Prefeitura Municipal de Ipatinga. Endereço: Av. Japão, esquina com Rua Nicarágua, bairro Cariru, área urbana.

No jardim, à beira da Av. Japão, do bairro Cariru, onde fica hoje o prédio da Consul, existe uma árvore, cuja copa atravessa toda à avenida. Sentados em baixo daquela árvore, nos passávamos grande parte de nossos dias, quando éramos adolecentes.

Certa vez, uma dessas pessoas, que não pode ver nada em pé que quer jogar no chão, cismou de abater a árvore, sem nenhum motivo.

Fomos avisados da intenção dessa pessoa. Na mesma hora, nossa saudosa companheira Isa Gravina dependurou-se em um dos galhos da árvore e ali ficou até o indivíduo desanimasse de seu intento.

Posteriormente, um vereador da cidade reconheceu o valor daquele fícus e elaborou um projeto de "tombamento da árvore". Felizmente, o projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Ipatinga e ninguém mais poderá pensar de novo em derrubar o fícus, que segue pomposo a sua vida ali, na avenida.

Seguno Yasuhiro Mae, a árvore foi plantada em 1961 por seu pai, Katanosuke Mae, um japonês que morava na Rua Peru, no bairro Cariru (pai de Eije Mae, Yasuhiro Mae, Tamie Mae, Kasue Mae e Kioko Mae). Ele informou ainda que, na época, a casa da família não tinha luz elétrica, que só foi colocada com a intervenção de Dona Ligia, esposa do senhor Gil Guatimosim.

 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br