Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Baixo nível de lagoa chama atenção

Os freqüentadores do Parque Ipanema têm convivido com um cenário que chama a atenção. O nível da água da lagoa está mais baixo, deixando em evidência uma parte do fundo em suas bordas.


O nível da água da lagoa está mais baixo, deixando em evidência uma parte do fundo em suas bordas.

Preocupados, leitores do DIÁRIO DO AÇO enviaram mensagens eletrônicas por meio da página www.diariodoaco.com.br para questionar o porquê desta situação.

Os freqüentadores do Parque Ipanema têm convivido com um cenário que chama a atenção. O nível da água da lagoa está mais baixo, deixando em evidência uma parte do fundo em suas bordas. Preocupados, leitores do DIÁRIO DO AÇO enviaram mensagens eletrônicas por meio da página www.diariodoaco.com.br para questionar o porquê desta situação.

Quem responde é a secretária de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Ipatinga (Sesuma), Cláudia Brum. A informação é que está previsto para o próximo dia 27 a execução de um projeto de manutenção do lago, que será desenvolvido em paralelo ao projeto de revitalização do parque, quando serão realizadas também obras de infraestrutura, como recuperação de banheiros, quadras, brinquedos e demais áreas de uso da população.

A secretária explica que, paralelamente a obra de revitalização desenvolvida em parceria com a Unipac, será dado um tratamento ao poço artesiano que a mantém, recuperando também o nível da água. “As pessoas estão achando que a lagoa está esvaziando, mas não está. Vivemos um período de seca, o que contribui para que o nível seja reduzido, mas independente disso, nós vamos dar manutenção também no poço artesiano”, disse.

A lagoa do Parque Ipanema, que é artificial, não recebe manutenção há bastante tempo, segundo Cláudia Brum, bem como o parque, criado na década de 1980, e que nunca passou por uma revitalização desse porte. Ela pondera que a população precisa contribuir mantendo em bom estado de conservação o espaço, que tem sido degradado por vândalos. “É notória a degradação e precisamos sempre voltar a esse assunto, tema fundamental, que é a parte de educação da população. O pessoal não tem cuidado com o que a gente oferece de uso público. Então vamos fazer essa manutenção, tanto no parque quanto no poço, que há bastante tempo não são feitas”, pontuou.

As intervenções são de iniciativa do município, e resultaram de reuniões para viabilizar o início das obras a serem executadas a partir de segunda-feira (27). Tombado como patrimônio público, o Parque Ipanema é considerado uma Área de Proteção Ambiental (APA Ipanema) e uma das maiores áreas verdes do país, situada dentro de um perímetro urbano. O complexo de lazer foi uma das últimas obras do paisagista Roberto Burle Marx. O equipamento possui cerca de 12 mil árvores plantadas, entre elas espécies frutíferas como abil, caju e manga.

Publicado: Diário do Aço - 23/08/12




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br