Durante o evento, a prefeita Cecília Ferramenta propôs uma reflexão sobre o papel de cada segmento (poder público, empresas e população em geral) para fazer com que Ipatinga se torne uma cidade inclusiva e mais acessível. Além de destinar R$ 230 mil do orçamento de 2014 para intervenções de acessibilidade urbana, a prefeita reforçou que todas as obras municipais, inclusive as indicadas pela população durante o 16º Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), terão que observar normas para garantir o acesso das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
“Estima-se que 14,5% da população brasileira tenha algum tipo de deficiência. E um governo que está pautado na inclusão, como o nosso, tem a obrigação de assegurar os direitos de todos. E não é só acessibilidade em obras, mas também fazer a inclusão na educação, assistência e saúde”, reforçou a prefeita. Cecília Ferramenta antecipou que está em fase de elaboração um projeto para oferecer curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos servidores públicos envolvidos no atendimento à população.
O evento foi realizado na sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), no bairro Bom Retiro, e contou com o apoio da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Deficientes Visuais de Ipatinga (Adevipa), Associação dos Portadores de Deficiência Física de Ipatinga (Adefi) e Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (Naemc – “Casa da Esperança”).
PARADESPORTO
Outra novidade apresentada durante a programação especial foi o novo formato do projeto “Acessibilidade Paradesportiva Competitiva do Vale do Aço”. Recém aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, e agora com o apoio também da Prefeitura de Ipatinga, o projeto vai ampliar o número de atletas de competição e de modalidades paradesportivas ofertadas no município.
De acordo com o educador físico e coordenador técnico do projeto, Greidson Caetano, a proposta é tornar Ipatinga um centro de referência e formação de atletas do paradesporto do interior de Minas Gerais. Em novembro, o município sedia a fase final dos jogos de Minas Gerais em paradesporto, e a cidade será representada na competição com 60 atletas em três modalidades (basquete, bocha e atletismo). “Hoje são 30 atletas no projeto, sendo a maioria praticante do basquete, mas vamos ampliar para 50 ainda este ano”, pontua Greidson Caetano.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br