Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Ipatinga é cidade promissora para franquias

Várias empresas franqueadoras, de diversos setores, estão de olho no interior mineiro para abertura de novas unidades ainda este ano


Para Luís Henrique, presidente da Aciapi, Ipatinga é uma cidade-pólo e, por mais que o setor siderúrgico esteja passando por alguns problemas, o comércio e a prestação de serviços estão conseguindo obter resultados que garantem sua sobrevivência.

A Rizzo Franchise – maior empresa de pesquisas do setor de Franchising da América Latina – divulgou o ranking das cidades do Estado de Minas Gerais mais promissoras para instalar uma franquia. Ipatinga figura na sexta colocação do ranking, sendo superada apenas por Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora, Contagem e Uberaba, respectivamente. Na sequência, aparecem Montes Claros, Betim, Governador Valadares e Divinópolis. O estudo, que faz parte da pesquisa: “100 melhores mercados para franquias no Brasil”.

O grande crescimento do Franchising em Minas Gerais, que hoje conta com 144 franqueadores, uma rede de 7.041 franquias e um faturamento total de R$ 19,1 bilhões em 2012, além da geração de mais de 53 mil empregos diretos só nas redes de franquias, tem feito com que muitas franqueadoras coloquem as cidades do Estado de Minas Gerais como prioridades para expansão este ano.

Este grande crescimento também tem feito diversas redes de franquias buscarem o as cidades do interior do Estado, principalmente no Triângulo Mineiro e cidades a partir de 25 mil habitantes.

. Sucesso

O presidente da Associação Comercial de Ipatinga (Aciapi), Luís Henrique Alves, também possui uma franquia no setor de alimentação, a Tia Eliana. “Quando você trabalha com franquia, você corta caminho e sai na frente, evita cometer vários erros, pois conta com o amparo e a experiência de uma marca forte. Essa retaguarda faz muita diferença nos mais variados problemas que podem surgir no dia-a-dia do negócio”, destacou.

Para Luís Henrique, Ipatinga é uma cidade-pólo e, por mais que o setor siderúrgico esteja passando por alguns problemas, o comércio e a prestação de serviços estão conseguindo obter resultados que garantem sua sobrevivência. “Todos saem ganhando, pois quanto mais franqueados melhor é para a franquia, a marca fica conhecida, ganha presença no mercado. Com a expansão do shopping, várias franquias virão pra cá”, avaliou.

Um dos franqueados com maior experiência na região, Jamilson Macedo Soares, hoje tem várias lojas de uma renomada marca de perfumes nacional O Boticário. “Comecei em Teófilo Otoni, no ano de 1983, pouco depois do surgimento da empresa, fundada em 1977. Essa parceria foi muito importante, pois você conta com todo o treinamento, gestão, desenvolvimento do padrão de loja, ferramentas muito úteis para ajudar no sucesso do negócio. É mais caro, mas vale a pena”, garantiu.

Jamilson pondera, no entanto, que o empresário precisa ter muita visão, conhecer bem o mercado, e se empenhar ao máximo. “Não adianta pensar que a franquia vai fazer tudo. É preciso estar preparado e também trabalhar muito para alcançar o sucesso. Hoje temos cerca de 100 funcionários, são seis lojas só em Ipatinga. Acho que a cidade tem o perfil ideal para trabalhar com franquias, pois aqui o comércio é descentralizado. Abrimos uma loja pequena no Canaã e logo vimos que era preciso dobrar de tamanho. Na Avenida 28 de Abril, temos duas”, exemplificou.

. O ranking das mais promissoras cidades em Minas

1º lugar: Belo Horizonte

2º lugar: Uberlândia

3º lugar: Juiz de Fora

4º lugar: Contagem

5º lugar: Uberaba

6º lugar: Ipatinga

7º lugar: Montes Claros

8º lugar: Betim

9º lugar: Governador Valadares

10º lugar: Divinópolis

. Cidade já tem mais de 13 mil empresas

Em Ipatinga, a atividade comercial predominante é o comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios e, segundo dados da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), 13.939 empresas estão ativas, com uma média de 58 empresas formalizadas por mês. Para destacar os serviços de registro, alteração e extinção de empresas, abordando ainda o serviço Minas Fácil, a Jucemg vai promover duas palestras no dia 4 de outubro, em parceria com o Sebrae-MG. Os temas serão: “Conhecendo o serviço Minas Fácil” e “Abri minha empresa e agora?”. O evento será realizado na Faculdade Pitágoras, rua Pouso Alegre, 216 – Centro, Sala 201.

O evento, que é uma iniciativa da Jucemg, integra as atividades dos Arranjos Produtivos de Capacitação (APCs), que orientam empresários, empreendedores, contadores, advogados e estudantes sobre os serviços da Junta Comercial, responsáveis por criar um ambiente favorável para abertura de empresas, garantindo assim mais facilidade na formalização de novos negócios.

A Jucemg está presente em 93 cidades mineiras. Desde 2011, suas unidades no interior do estado estão promovendo esses encontros e, somente neste ano, cerca de 40 municípios receberam as palestras. A Jucemg tem como parceiros estratégicos em Ipatinga a prefeitura, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação Comercial (Aciapi), o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além das universidades e do Sebrae-MG.

. Minas Fácil

O Minas Fácil é gerenciado pela Jucemg, sendo uma iniciativa do projeto Estruturador Descomplicar, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) visando agilizar a formalização de novos empreendimentos. Por meio dele também é possível a emissão de certidões, autenticação de livros e bloqueio de CPF, em caso de roubo ou extravio do documento. A unidade da Junta Comercial de Ipatinga atende de segunda a sexta-feira, das 12 às 17horas, rua Maria Jorge Selim de Sales 100, 2º andar, Centro.

Fonte: http://www.jornalvaledoaco.com.br




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br