Ipatinga, 17 de Abril de 2021
NOTÍCIAS

Fernando Gabeira faz palestra em Ipatinga

A carta compromisso “Cidades Verdes - Eleições Limpas” será distribuída durante o evento. Ela contém o compromisso dos verdes brasileiros com o futuro das nossas cidades


O jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira será o palestrante dos seminários, abertos à participação da sociedade, e mais especificamente para os candidatos e dirigentes do Partido Verde

A busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão, considerando principalmente o interesse público e a priorização de políticas socioambientais, dos investimentos nas áreas de saúde pública, saneamento, gestão de resíduos, educação e transporte, com mandatos obtidos através de eleições limpas, sem desvio de dinheiro público ou abuso de poder econômico, são os compromissos que a Fundação Verde Herbert Daniel, em parceria com o Partido Verde, afirmará em Ipatinga nesta sexta-feira, dia 24, no lançamento da jornada de seminários sobre o assunto.

A carta compromisso “Cidades Verdes - Eleições Limpas” será distribuída durante o evento. Ela contém o compromisso dos verdes brasileiros com o futuro das nossas cidades.

O jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira será o palestrante dos seminários, abertos à participação da sociedade, e mais especificamente para os candidatos e dirigentes do Partido Verde.

. Prisão e dez anos de exílio

Hoje com 71 anos, Fernando Gabeira é mineiro de Juiz de Fora e carioca por opção desde 1963. É pai de duas filhas: Tami e Maya. Destacou-se como jornalista, logo no início da carreira, na função de redator do Jornal do Brasil. Os colegas de redação diziam que o estilo marcante dos textos de Gabeira podia ser reconhecido até em bilhetes. No final dos anos 60, ingressou na luta armada contra a ditadura militar. Foi preso e exilado. Em dez anos de exílio, esteve em vários países. Na Suécia, país onde viveu mais tempo durante o exílio, exerceu desde o jornalismo até a função de condutor de metrô, em Estocolmo. Com a anistia, voltou ao Brasil no final de 1979. Nos anos seguintes, dedicou-se a uma intensa produção literária.

Livros como ‘O que é isso Companheiro’ e ‘Nós que Amávamos tanto a Revolução’ apontaram novos horizontes no campo das mentalidades e colocaram na berlinda uma série de velhos conceitos da vida brasileira. Em 1989, chegou a ser candidato a presidente da República. Em 2008, Gabeira foi candidato a prefeito e liderou uma onda verde no Rio que, apenas por pouquíssimos votos, não lhe garantiu a eleição. Em 2010, foi candidato a Governador e terminou a disputa em segundo lugar.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br