Ipatinga, 15 de Outubro de 2019
NOTÍCIAS

Arquivo Público libera na internet revistas mineiras publicadas entre 1910 e 1980

Retratos da sociedade, da política e da cultura de Minas Gerais no século passado agora estão disponíveis na internet


Edição da Minas Ilustrada, de 1936, traz um conto e exibe fotos de diversos pontos de Belo Horizonte, como o Colégio Arnaldo e a Praça da Liberdade

Revista mineiras publicadas entre os anos de 1910 e 1980 agora podem ser acessadas pela internet. O material foi disponibilizado pela Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH). Entre os títulos disponíveis no portal da PBH, estão números das revistas Novo Horizonte, Vita e Semana Ilustrada, que foram muito populares na capital mineira.

As revistas Belo Horizonte e Alterosa já estavam na internet desde 2011 e, em setembro deste ano, outro conjunto veio se unir a elas. Parte do acervo do arquivo, a Coleção Revistas Diversas reúne publicações com diferentes temas, como literatura, moda, turismo, política e humor. O material chegou à fundação por doações e recolhimento em diferentes órgãos da prefeitura. Ao todo, são 24 títulos, num total de 83 exemplares.

O diretor do Arquivo Público, Yuri Melo Mesquita, coordenou o projeto de digitalização das revistas. Ele explica que o objetivo foi aplicar uma nova técnica de digitalização visando a qualidade e preservação do original, além de ampliar a divulgação do material, já que através da internet pessoas de diversas partes do Brasil e do mundo terão acesso às publicações.

O processo de digitalização das revistas começou em 2010. “Estávamos nos aprofundando nas pesquisas de digitalização de arquivos permanentes. Usamos recomendações diferentes, uma da NARA, o Arquivo Nacional dos Estados Unidos, que possui uma instrução de digitalização muito completa publicada em 2004, e a do Conarq (Conselho Nacional de Arquivos), que saiu em 2010. Além disso, nós tínhamos a experiência adquirida ao longo dos anos e resolvemos fazer um trabalho piloto”, diz Mesquita.

A qualidade da imagem chama a atenção de quem acessa as publicações pelo site. Uma das preocupações dos responsáveis pela digitalização foi garantir a nitidez das páginas, facilitando a leitura. “Na revista Belo Horizonte nós equalizamos o tamanho da página. É uma revista que está colorida, mas dá para ler pela internet sem qualquer problema, não é um arquivo pesado. Nós conseguimos achar uma compactação que não causasse perda de qualidade, e que fosse fiel. Pela internet, a pessoa pode ler sem perda de informações”, explica. “Pensamos numa visualização que atendesse os novos mecanismos, como tablets, para que as pessoas possam acessar em qualquer lugar. Queremos difundir ao máximo o nosso acervo”. Em breve, a Coleção Revistas Diversas também estará disponível no portal BH Faz Cultura e no banco de dados do Arquivo Público.

As revistas e outras publicações do acervo se encontram no Arquivo Público da Cidade de Belo Hoizonte, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Itambé, número 227, no Bairro Floresta, Região Leste de Belo Horizonte. Interessados em doar algum material, como fotos, livros, jornais e revistas, devem primeiro entrar em contato com o Arquivo pelo telefone (31) 3277-4603. O atendimento também é de 9h às 17h.

Site do banco de dados do Arquivo Público:

http://www.acervoarquivopublico.pbh.gov.br/index.php

Fonte: EM


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br