Ipatinga, 15 de Outubro de 2019
NOTÍCIAS

Escola de Ipatinga é 2ª melhor do Enem 2011

Conforme dados divulgados pelo MEC, Colégio Elite Vale do Aço obteve segunda melhor nota do País nas provas objetivas; média de redação foi a melhor de todas


“Os meus colegas de sala tinham uma boa bagagem de estudo. Mas, acima disso, eram muito dedicados,

O Colégio Elite Vale do Aço teve o segundo melhor desempenho do país nas provas objetivas do Enem 2011. O ranking com a classificação geral foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na manhã de ontem (22).

Já na avaliação das redações, os alunos do educandário alcançaram o primeiro lugar na classificação geral. “Diferente dos anos anteriores, a média final não foi contabilizada em conjunto, considerando as provas objetivas e a redação, pois nesse parâmetro o Colégio de Ipatinga alcançaria o 1° lugar geral”, comentou o coordenador pedagógico André Ribeiro. “Avaliamos que houve uma incoerência na nota da prova objetiva ter vindo separada da redação. Se fossem contabilizadas juntas, a nossa média seria maior do que o primeiro colocado”, afirmou.

A média final, no entanto, não leva em conta a nota da redação que, segundo o MEC, usa critérios subjetivos e não utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), como as outras provas, explicou o ministro da Educação Aloízio Mercadante.

. ENSINO MÉDIO

O Colégio Elite Vale do Aço começou a ofertar curso preparatório para vestibulares em janeiro de 2009 e só no ano passado decidiu abrir sua primeira turma de 3° ano do ensino médio.

Para André Ribeiro, o resultado conquistado por esses alunos é fruto do encontro de três importantes frentes: escola, alunos e família. Ele ressaltou que a turma de 2011 tinha uma sintonia muito grande entre as três partes.

“Foi nossa primeira turma de ensino médio e foi fundamental o apoio que tivemos dos pais, que apostaram em nosso projeto, tirando seus filhos das escolas logo no último ano para uma totalmente nova”, lembrou.

Segundo o coordenador, além de mostrar confiança na metodologia criada pelo Colégio Elite, as famílias entenderam o objetivo da proposta de preparação de alto nível almejada pela direção.

“Acho que estamos desconstruindo aquele mito que havia na região de que vestibulando só conseguiria bom desempenho se fosse estudar em Belo Horizonte. Esse resultado quebra de vez com essa ideologia e reforça que os nossos alunos estão preparados para passar em qualquer vestibular e processo seletivo no país”, comentou.

. FUNDADORES

Os três proprietários do Colégio Elite Vale do Aço, Átila, Jean e Pablo Silva Zanone, foram alunos do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Nascidos em Ipatinga, os irmãos cursaram ensino fundamental e médio em escolas do município, e no momento de se prepararem para o vestibular, tiveram que se mudar para a capital em busca de melhores cursos preparatórios.

Os três engenheiros acabaram abdicando da carreira e regressaram ao Vale do Aço com a intenção de investir na educação preparatória para vestibulares. Para isso, buscaram a experiência de egressos do ITA e ainda a metodologia desenvolvida pelo Sistema ELITE de Ensino vindos de Porto Alegre (RS) e Belém (PA).

. RESULTADOS

Fernanda Gomes Barbosa, ex-aluna do Colégio Elite, conseguiu boas classificações em universidades federais por conta da nota que obteve no Enem 2011. Atualmente ela cursa História na UFMG, em Belo Horizonte. Mas a universitária foi aprovada em 7° lugar na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), 5° lugar na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 1° lugar na Universidade Federal de Viçosa (UFV), 1° lugar na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e também em primeiro na Universidade Federal Fluminense (UFF).

“No Colégio tivemos uma assistência extra-classe de muita qualidade. Isso, somado ao grupo de professores, estímulo da direção e empenho dos alunos. Os meus colegas de sala tinham uma boa bagagem de estudo. Mas, acima disso, era muito dedicados, acho que esse foi o diferencial”, opinou.

Fonte: http://www.diariopopularmg.com.br/vis_noticia.aspx?id=3651




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br