Ipatinga, 17 de Julho de 2019
NOTÍCIAS

“Lei das sacolas traz benefício apenas para os comerciantes”

Autor do projeto, Adelson Fernandes espera que matéria seja votada ainda este ano


Sacolas compostáveis entraram em cena como opção

A polêmica envolvendo a Lei 3.011 de 15 de março de 2012, conhecida como a “Lei das sacolas”, deve ter um fim ainda neste ano, conforme explicou o vereador Adelson Fernandes (PSB), após a 3ª reunião ordinária do mês, realizada na tarde desta quarta-feira (28). Autor do Projeto de Lei 163/2012 que revoga a lei anterior, ao lado de Pedro Felipe (PTB), Adelson propôs a inclusão da matéria na ordem do dia ontem, mas o tema acabou por ficar de fora da apreciação pelos parlamentares.

A justificativa da revogação da lei é que as sacolas plásticas continuam a circular, a exemplo das que vêm com arroz, açúcar, biscoitos e várias outras. “Não somos contra o meio ambiente, mas não é o momento de nós olharmos um lado e deixarmos o outro, porque alimentos continuam a ser comercializados em sacolas plásticas. Vamos fazer uma indicação ao Executivo para que contrate uma empresa, ou tome providências para reciclar o material plástico. Mas até que chegue esse momento, os consumidores estão pagando muito caro, porque nem sempre você sai de casa com a intenção de fazer compra, mas no meio do caminho se lembra de algo que precisa e tem que pagar pela embalagem. Não sou a favor de que o consumidor tenha que pagar toda vez que fizer compra”, disse.

O vereador, que possui comércio há 35 anos, pondera que existe uma economia muito grande para os proprietários dos estabelecimentos comerciais, o que não é justo com o consumidor. “Nem minha esposa que é proprietária de padaria concorda com a Lei, mesmo tendo despesa com embalagem, mas não podemos deixar o cliente pagar por isso ou sair com mercadoria na mão. A lei traz prejuízo para o consumidor e lucro para nós comerciantes, e acredito que, no momento, nossos consumidores não estão preparados para tal. Sou favorável ao meio ambiente, mas o município tem que começar a educar e trabalhar a questão dentro das escolas com tempo para que a ideia funcione, mas sem trazer prejuízos ao consumidor”, avaliou Adelson.

. Lei

A Lei 3.011 de 15 de março de 2012, em vigor desde o último dia 15, determina a substituição da sacola plástica e saco de lixo de plástico comum, por recipientes fabricados com plástico degradável ou sacola ecológica (retornável). Sua implantação causou polêmica pela retirada das sacolas plásticas, que foram substituídas pelas ditas ecológicas, e passaram a ser vendidas, causando revolta em parte dos consumidores, que optaram por levar suas compras em caixas de papelão e até mesmo nas mãos, para não pagar pelas sacolas.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=68282




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br