Ipatinga, 26 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

IGREJA DO IPANEMINHA começa a ser amparada

As obras de escoramento da Igreja serão iniciadas nos próximos dias


Em 1996, por um ato administrativo, o poder público municipal transformou a igreja em patrimônio tombado, mas a propriedade continuou sendo da Igreja Católica.

A Prefeitura de Ipatinga entregou nesta semana os materiais de construção para realização de obras emergenciais na Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha. As obras começarão nos próximos dias e no primeiro momento será realizado o escoramento da Igreja para evitar um possível desmoronamento.

No mês de junho foi realizada uma reunião entre o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Luís Henrique Alves, o promotor de Justiça Walter Freitas e representantes da Igreja Católica proprietária do bem tombado. Durante o encontro foi apresentado o projeto de revitalização da estrutura da capela e definido que a Prefeitura de Ipatinga disponibilizaria os materiais para o escoramento.

O secretário Luís Henrique reconhece a importância da igreja para o município. “A ideia é preservar as características originais, pois sabemos que a igreja do Ipaneminha é uma tradição na comunidade e no município, além de ser patrimônio histórico e cultural”, ressaltou.

A Defesa Civil interditou a Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha, um dos patrimônios históricos do município, depois que o beiral da frente do antigo prédio começou a cair. A ação foi acompanhada por representantes da Associação de Moradores do Ipaneminha e Associação de Produtores Rurais do Ipaneminha.

. História

A Igreja São Vicente de Paula, localizada no Ipaneminha, é de propriedade e responsabilidade da Igreja Católica. Tem cerca de 60 anos e foi construída de pau-a-pique (barro e madeira) em substituição a uma capela improvisada feita com palha de coqueiro. A capela abrigava as missas que animavam o povoado desde as primeiras décadas do século.

Em 1984 foi feita uma reforma geral com substituição da parte deteriorada. Novos reparos foram feitos em 1991, com manutenção no forro e no telhado. Em 1996, por um ato administrativo, o poder público municipal transformou a igreja em patrimônio tombado, mas a propriedade continuou sendo da Igreja Católica.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br