“Conseguimos as licenças ambientais para os sete lotes já licitados. Agora, as empresas terão três meses para acertar os detalhes do projeto de execução e até abril, com certeza, teremos obras na rodovia”, afirmou Campos. Ele informou que também até abril serão lançados os editais de licitação dos quatro trechos que não tiveram vencedores na primeira concorrência.
O trecho que deve demorar mais a ficar pronto será justamente o mais próximo de Belo Horizonte e onde está um dos nove pontos críticos das rodovias em Minas, segundo o Ministério da Justiça. Os lotes 8a e 8b, que vão de Nova União, na região Central, ao Anel Rodoviário, na entrada da capital, fracassaram na primeira licitação e têm o prazo mais longo de execução, de três anos e três meses. Como o início das intervenções está previsto para o segundo semestre de 2014, o trecho só terá a duplicação concluída nos meses finais de 2017.
O ponto crítico desse trecho fica entre o KM 450 e o KM 460, de Sabará, na região metropolitana, e Belo Horizonte. Nesse trajeto, houve 51 acidentes de janeiro a outubro deste ano, com seis mortes e outras 51 pessoas feridas gravemente.
Presidente da ONG SOS Rodovias, José Aparecido Ribeiro acredita que dessa vez a obra sai, mas afirma que a simples duplicação não resolve o problema. “Inclusive já tem algumas máquinas indo para lá. Claro que a duplicação ajuda, porque evita as colisões frontais. Mas é preciso reconstruir a rodovia, redesenhando a estrada e retirando curvas, que provocam tantos acidentes”, lamentou.
A opinião é referendada quando observados os dois pontos de estradas em Minas que mais matam, entre Betim e Contagem, na região metropolitana, onde 39 pessoas morreram de janeiro a outubro deste ano. Ambos estão na BR–381, mas fazem parte da rodovia Fernão Dias, duplicada sem alteração de traçado.
VARIANTE
Solução apresentada pelo Dnit-MG para reduzir o número de curvas na BR–381, a Variante Santa Bárbara – novo trajeto entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, com 38 km de extensão, viadutos e túneis – serviria como caminho alternativo, mas ficou de fora da primeira rodada de licitação.
BETIM
MG–050. Um projeto de lei que municipaliza a administração do trecho da MG–050 em Betim foi aprovado em segundo turno, na Assembleia Legislativa, nesta semana. A prefeitura pretende revitalizar o local, que fica em perímetro urbano. O texto precisa ser sancionado pelo governador.
Quatro mortos em acidentes no primeiro dia
O Natal em uma quarta-feira deve proporcionar uma saída para o feriado mais tranquila. Segundo estimativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o fluxo deve aumentar em 30% na próxima semana, mas não estão previstos transtornos, já que os motoristas deixam a cidade aos poucos. Apesar da PRF ter considerado o movimento normal ontem, o fluxo foi intenso nas vias que passam pela capital.
Ao menos quatro pessoas morreram no Estado. Na BR–494, em Itapecerica, no Centro-Oeste, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em uma batida. Na BR–040, em Ewbank da Câmara, na Zona da Mata, uma idosa morreu após o carro em que estava cair em uma ribanceira.
ÔNIBUS
Na rodoviária da capital, a previsão era que 31 mil pessoas deixassem a cidade ontem. Hoje, o número de passageiros deve ultrapassar os 28 mil e, amanhã, mais de 22 mil pessoas viajarão de ônibus em Belo Horizonte. Até o dia 31 deste mês, 116 mil passageiros passarão pelo terminal do centro da cidade, e outros 28 mil pela Estação de Integração José Cândido da Silveira.
Fonte: Otempo.com.br
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