IPATINGA - Uma equipe de 15 pessoas, com ferramentas e equipamentos diversos, trabalhou durante quase nove horas, no sábado passado (13/12), para fazer uma poda na antiga gameleira (fícus elástica), também conhecida com figueira, localizada na avenida Japão, no bairro Cariru. Foi montada uma grande operação para o trabalho, que começou por volta das 7h30 e terminou às 16h.
O chefe da Seção de Parques e Jardins da Prefeitura de Ipatinga, Daniel Botelho, explicou que foi preciso tomar uma série de cuidados para a poda da árvore, não só pelo seu tamanho, mas também por ser uma árvore tombada pelo patrimônio histórico e cultural e um marco na construção do Cariru.
A gameleira da avenida Japão não recebia uma poda fazia muitos anos. A intervenção visa a fortalecer a própria árvore, além de reduzir riscos de queda de galhos. Entre os cuidados tomados para o serviço foi feito um laudo fitossanitário por técnicos da Prefeitura de Ipatinga, encaminhado ao Conselho Municipal do Patrimônio.
A poda fícus elástica também exigiu mudanças no trânsito em um trecho da avenida Japão. Os transtornos foram mínimos, tendo em vista que os moradores foram avisados com antecedência e alguns pontos de ônibus foram transferidos provisoriamente. No fim da tarde de sábado estava de volta à normalidade.
PROTEÇÃO
A operação, conforme Botelho, foi um sucesso. Foram feitas uma poda de limpeza e uma poda de “clareamento” da copa da antiga gameleira. Galhos secos foram retirados e ainda foram aplicados inseticidas para o combate a formigas e cupins que ameaçavam a árvore, localizada próximo à Consul.
Três caminhões, sendo um com escada mecânica e outros equipamentos especiais e dois para transporte dos galhos, foram utilizados na operação organizada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SESUMA). As folhas e galhos foram levados para a Central de Resíduos, onde serão triturados e transformados em composto orgânico para utilização em praças, jardins e no Viveiro Municipal.
PROGRAMAÇÃO
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, informou que a equipe de Parques e Jardins continua no bairro Cariru, dando sequência à programação de podas. Ele disse que é feito um levantamento em todos os bairros, que recebem esse serviço pelo menos uma vez por ano. Nos casos de corte de árvores, o serviço só é feito após avaliação rigorosa.
Do Cariru, conforme a programação da SESUMA, a equipe de podas deverá seguir para os bairros Bom Retiro, Imbaúbas e Areal.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
A gameleira da avenida Japão, conforme registros históricos, foi plantada em 1961, na época da construção do bairro Cariru. Na década de 1980 houve uma tentativa de derrubá-la, mas os moradores se mobilizaram e salvaram a árvore, que, em 1990, foi tombada pelo patrimônio histórico-cultural do município, por meio de Decreto 2.662.
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br