Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Lei das sacolas entra em vigor

Setor quer adiamento de fiscalização por parte da administração pública


Empresas deverão informar que se trata de uma sacola biodegradável

Após adiamentos e constantes discussões entre a administração do município e representantes do varejo local, a Lei nº 3.011 de 15 de março de 2012, que obriga a troca das sacolas plásticas convencionais por sacolas biodegradáveis ou retornáveis, entrará em vigor a partir do próximo sábado (15). Contudo, há uma insegurança em torno da legislação por parte do empresariado. Uma comissão formada por representantes do setor supermercadista de Ipatinga irá se reunir na manhã desta terça-feira (11), para discutir, junto à PMI, um possível adiamento da fiscalização.

Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Márcio Pena, não há uma segurança institucional quanto à aplicação da Lei. “Talvez não valha mais a pena adiar o cumprimento da Lei, mas o adiamento da fiscalização é viável. Isto porque há uma falha gritante dentro do processo”, lamenta o dirigente.

Márcio se refere a uma campanha de conscientização pelo fim do uso das sacolas plásticas convencionais que ainda não ocorreu por parte do município, além dos impasses vivenciados em Belo Horizonte quanto à venda das embalagens ecológicas. “Tanto o empresariado, quanto a população ainda não estão preparados para isto”, avalia o dirigente.

. Capital

O setor supermercadista de Ipatinga é temeroso em face dos imbróglios na capital mineira, ponto argumentado por Márcio Pena. No começo de agosto, a cobrança pelas sacolas biodegradáveis no comércio de Belo Horizonte foi proibida pela Promotoria de Justiça e Defesa do Consumidor. Segundo o Procon estadual, elas não trouxeram benefícios para o meio ambiente. É que não existe, na capital, coleta seletiva para esse material e nem usina para compostagem, o que caracteriza uma propaganda enganosa.

. Otimismo

Questionado sobre o mercado aparentemente quieto quanto aos ânimos da exigência da troca de embalagens plásticas, o vice-presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Matusalém Dias Sampaio, se mostra otimista com a medida que começa a valer em menos de cinco dias. Para ele, o que falta é uma divulgação e conscientização com maior efetividade.

“Estamos traçando um planejamento estratégico para definir uma campanha de conscientização da população. Estamos em fase de planejamento e, ainda esta semana, fecharemos isto. Não creio que encontraremos dificuldades. A população é bem consciente quanto às questões ambientais”, ponderou. Segundo ele, o lançamento da campanha citada, todavia, não ocorrerá esta semana e o fornecimento das sacolas biodegradáveis “ainda está sendo acertado”.

Publicado: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=66413




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br