Ipatinga, 22 de Julho de 2018
NOTÍCIAS

Escolas da região recebem certificado do Governo

A Escola Estadual Almirante Toyoda (Ipatinga), uma das agraciadas, recebera o certificado “Destaque da Educação Mineira”


A Escola Estadual Almirante Toyoda, de Ipatinga, se destacou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

As escolas públicas estaduais do Vale do Aço que se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2011 e nas avaliações do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Básica (Simave), do Governo de Minas, Proeb e Proalfa vão ser homenageadas pelo governador Antonio Anastasia e pela secretária de Educação Ana Lúcia Gazzola. Na oportunidade, as escolas receberão um certificado que vai comprovar que elas são “Destaque da Educação Mineira”. Com o tema ‘Minas é Educação – Eu faço parte dessa história!”, o evento, que vai celebrar o desempenho das escolas, será nesta sexta-feira (14), às 10 horas, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte.

Durante a solenidade, instituições de ensino de outras regiões de Minas também serão agraciadas. Cerca de 150 escolas públicas estaduais participarão do evento. Entre as homenageadas está a Escola Estadual Dom Helvécio, de Ipatinga, que alcançou a maior nota do Ideb no Estado (8,0) na rede estadual, ao lado da Escola Estadual Professor Modesto, de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, que obteve a mesma nota. A pontuação é referente à avaliação dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º anos) e ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para a escola em 2011, que era de 6,7 pontos.

Referência na qualidade do ensino básico, a escola Dom Helvécio tem no currículo outras premiações como o destaque estadual no Prêmio Gestão Escolar 2006. Para Monalisa, o bom desempenho no Ideb, ao mesmo tempo que é um incentivo para os profissionais do ensino e para os alunos, também “nos traz o desafio de manter ou de até melhorar a pontuação”.

. Referência nacional

Desde 2007, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do Ministério da Educação, é a principal avaliação do sistema de educação básica do País. No Ideb 2011, divulgado em agosto deste ano pelo MEC, Minas Gerais ratificou sua posição como referência nacional em educação, com resultados expressivos na rede estadual de ensino. “Nossa rede estadual é a melhor do País, em primeiro lugar nos anos iniciais e tendo sido a primeira rede que atingiu o índice seis, que é a nota de desempenho recomendado por países desenvolvidos, particularmente por aqueles países membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). E a expectativa é que o Brasil chegasse à nota 6 em 2021. Então a nossa rede antecipou, em 11 anos, o resultado esperado para o Brasil”, destaca a secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Ana Lúcia Gazzola.

No Vale do Aço, também receberão o certificado “Destaque da Educação Mineira” a Escola Estadual Getúlio Vargas (Timóteo) e Escola Estadual Almirante Toyoda (Ipatinga).

Fonte: http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=100240




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br