SUIÇA - Um trem com vários líderes europeus a bordo inaugurou nesta quarta-feira na Suíça o maior túnel ferroviário do mundo, "Gotthard Base Tunnel" (GBT), de 57 quilômetros, que permitirá melhorar e aumentar o tráfego entre o norte e o sul da Europa.
O presidente da Confederação Suíça Johann Schneider-Ammann, a chanceler alemã Angela Merkel, o presidente francês François Hollande, o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi e o novo chanceler austríaco Christian Kern estão a bordo do trem "Gottardo 2016" para a viagem de 30 minutos.
Chamam-lhe “a conquista dos Alpes” e comparam-no à aventura das explorações marítimas de outros séculos. O túnel de Gotthard, ou São Gotardo, é inaugurado esta quarta-feira, 1 de junho, com pompa, circunstância e quatro chefes de Governo.
É necessário recuar até 1882 na cronologia para contar a história deste “triunfo da engenharia”, como é orgulhosamente apelidado pelos suíços. Foi nesse ano que nasceu o primeiro troço ferroviário dos Alpes, com mais de 200 pontes e sete túneis ferroviários, já na altura aclamado como “um triunfo da arte e da ciência, um monumento ao trabalho e à persistência”, segundo então o Presidente suíço Simeon Bavier.
O túnel em números
O túnel ferroviário de São Gotardo não é só o mais comprido do mundo, com 57,09 quilómetros a direito, é também o mais profundo, ao romper cerca de 2,3 quilómetros de montanha.
Foi desenhado para durar 100 anos e prolonga-se por um emaranhado de 152 quilómetros de galerias e passagens transversais.
Com a inauguração desta quarta-feira, termina o reinado do túnel de Seikan, no Japão, que era até agora o maior do mundo, com 54 quilómetros. São Gotardo poderá, no entanto, não conseguir agarrar o título por muito tempo, já que na China está projetado um túnel ferroviário com 123 quilómetros de extensão.
Confira os vídeos:
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br