Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Ipatinga pode virar um caos no período chuvoso

Problema de acúmulo de lixo na cidade deve representar mais trabalho para a Defesa Civil


OS ENTUPIMENTOS de bocas-de-lobo tendem a agravar a situação nas ruas

O sistema que faz o monitoramento do clima em Minas Gerais, Climatempo, prevê um período de muitas chuvas para este fim de ano no estado e na região. Caso a previsão se confirme e medidas de segurança não sejam adotadas, muitos temem que ocorrências graves possam ocorrer no Vale do Aço, principalmente em Ipatinga, já que a cidade se encontra suja, com grande quantidade lixo ainda espalhada pelas ruas, um convite para o entupimento de bueiros e consequentes alagamentos em dias chuvosos.

Mesmo com a contratação de novos varredores, o serviço de varrição e limpeza de bocas de lobo ainda é precário. A situação perdura desde que a Vital Engenharia foi obrigada a demitir funcionários por ficar sem receber da PMI uma dívida que se arrasta desde 2011 e que soma R$ 22,7 milhões.

O coordenador de Defesa Civil, Noé Pedro, alerta: “O lixo com certeza tende a agravar a situação”. E acrescenta: “A gente espera que não, mas vai haver problemas. A prefeitura vai ter que tomar uma medida para ver como vai fazer a limpeza. Mas os moradores precisam evitar jogar entulhos nas ruas, fazer cortes irregulares. A gente está acreditando na prevenção”, afirma.

A cidade ainda amarga alguns pontos considerados críticos, que no ano passado já causaram transtorno aos moradores e nesse ano podem trazer novos problemas de alagamentos como Bom Jardim, Ideal, Iguaçu, Veneza 2, Caravelas, Jardim Panorama, Canaãzinho e alguns pontos do Bethânia.

“Com certeza vai ter problema em Ipatinga, pois alguns bairros têm problemas de alagamentos, já queas redes não suportam o fluxo de água. A galeria do Gerasa, por exemplo, que vem do Canaãzinho, transborda e a água volta para as casas, A Avenida Galiléia vira um ribeirão, na Avenida Londrina é a mesma coisa”, diz Noé.

. PMI

Em nota enviada por sua Assessoria de Comunicação, a Prefeitura de Ipatinga alega que a fiscalização é feita diariamente pelos fiscais de posturas. Assim que o morador joga o entulho na rua, os fiscais o advertem para que solucione o problema. Caso o entulho não seja retirado da via pública, o cidadão é autuado e imediatamente multado. Após a autuação, a multa é reaplicada diariamente até a solução do problema, sem prejuízo da responsabilidade penal, civil e administrativa.

O cidadão que notar o vizinho ou qualquer outro morador jogando entulho nas vias públicas pode fazer a denúncia pelo telefone 3829-8135. O nome de quem fizer a denúncia será mantido em sigilo.

A administração acrescenta que já tem programação diferenciada para evitar o entupimento dos bueiros com a chegada das chuvas.

Fonte: http://www.jornalvaledoaco.com.br/novo_site/ler_noticia.php?id=100399




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br