Ipatinga, 25 de Março de 2019
NOTÍCIAS

Temporal causa transtornos em Ipatinga

- Barra Alegre, Pedra Branca, Bethânia e Vila Celeste foram alguns dos pontos atingidos


Parte da ponte de acesso ao distrito cedeu na madrugada desta quinta-feira (31)

Após diversos dias de chuva na região, a madrugada dessa quinta-feira (31), foi marcada por transtornos ocasionados por um forte temporal. Alagamentos, ponte interditada e desabamentos de encostas foram algumas das mais de 30 ocorrências registradas pela Defesa Civil de Ipatinga.

De acordo com o Clima Tempo e o Radar IGAM, utilizados como base de dados da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), a previsão é de que as chuvas atinjam 43mm/hora nos próximos dias.

No distrito de Barra Alegre, parte da ponte que dá acesso ao local cedeu e o trânsito teve de ser interditado por volta das 5h30. Segundo o sargento Menezes, do Corpo de Bombeiros, a cratera aberta na cabeceira da ponte foi ocasionada pela cheia do ribeirão Pedra Branca. A pancada de chuva aumentou o nível do ribeirão, descalçando o terreno que dava suporte à ponte, causando um grande buraco.

“Além disso, uma grande quantidade de terra desceu na ponte de saída do distrito, impedindo que os veículos transitassem no local, que ficou momentaneamente paralisado. O Corpo de Bombeiros continua nas vistorias, e vai deslocar guarnições para orientar os moradores”, disse o sargento.

Ainda pela manhã, a prefeitura acionou a Copasa, para fazer o reparo de uma adutora de água potável, situada próxima à ponte, que também foi danificada. “O próximo passo será a realização de reparos na fundação da ponte, que só serão possíveis após redução da intensidade das chuvas. Caso contrário, ela terá que ser reconstruída, conforme já estava previsto no planejamento da prefeitura no ano de 2003 e, mais recentemente, chegou a ser inserido na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”, explicou o secretário de Obras, José Maria Ferreira.

. Ponte anterior foi levada pela água

Morador do distrito, Pedro Pacífico relatou que chegou a ajudar na construção da atual ponte, feita em estrutura de concreto. A passagem foi construída em 1979, substituindo a ponte que antes era de madeira. “A ponte anterior foi levada pelas águas em um período chuvoso na época. A estrutura é de concreto, e desde que foi construída não houve problemas. Arriou um pouco no lado esquerdo, mas não deu trinca”, avaliou.

O Centro Infantil Barra Alegre também contabilizou prejuízos com a chuva, segundo o presidente da entidade, José Tomé. “Tivemos inundação nas salas de aula e perdemos praticamente 50% de brinquedos e cadeiras. Temos aqui atrás uma rede de esgoto que vem da rua Bananal e corta a área da instituição, e com a inundação do ribeirão Pedra Branca, o retorno volta pra creche, ocorrendo a inundação”, declarou.

Já o comerciante Agnaldo Marques lamentou o fato de que já existe projeto para mudar a ponte, mas até o momento, nada foi feito. “Por volta das 5h30 da manhã o ônibus passou e a trocadora relatou que, por pouco, não caiu junto com a ponte, que cedeu em seguida. Sou comerciante aqui no bairro e a situação fica um pouco prejudicada, mas já era de se esperar essa situação. É sempre assim, as pessoas esperam acontecer pra depois resolver”, acrescentou Agnaldo.

No bairro Pedra Branca, a força das águas causou transtornos às famílias, com barrancos encharcados e há ameaças de desmoronamento. A estrada do Tribuna ficou completamente interditada pela lama. Também foram registrados pontos de inundação em áreas dos bairros Bethânia, Taúbas e Vila Celeste. Conforme o coordenador da Comdec, Joel Lopes da Silva, desde a madrugada a equipe trabalhava na verificação dos danos causados pela chuva.

“Nosso pessoal ficará nas ruas o dia inteiro, para buscar todas as informações possíveis, detectando todos os problemas ocorridos por causa da chuva. Graças a Deus não tivemos notícia de vítimas, mas a Defesa Civil fará uma campanha para ajudar as pessoas que estão sofrendo por causa dessa situação. Todas as ocorrências que atendemos não tiveram vítimas”, reiterou Joel.

Foto: Bruna Lage

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=69686


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br