Ipatinga, 22 de Maio de 2019
NOTÍCIAS

RIO PIRACICABA

- O Rio Piracicaba é um rio brasileiro situado no leste do estado de Minas Gerais, sendo um dos principais afluentes da bacia do Rio Doce. Seu nome é de origem tupi-guarani, que significa "lugar onde o peixe para".


O Rio Piracicaba tem uma extensão total de aproximadamente 241 km até sua foz no Rio Doce

A nascente do Rio Piracicaba está localizada a 1680m de altitude em uma das vértices da Serra do Caraça na Região do Quadrilátero Ferrífero, no distrito de São Bartolomeu em Ouro Preto. Sua extensão total é aproximadamente 241 km até sua foz no Rio Doce, localizada entre os municípios de Ipatinga e Timóteo. Os principais afluentes formadores da Bacia do Rio Piracicaba são: Rio Santa Bárbara, Rio do Peixe, Rio do Prata, Rio Maquine e Ribeirão do Turvo.

A área total da Bacia do Rio Piracicaba é de 6 mil km² e abrange 21 municípios com uma população total de 800 mil habitantes, destacando-se a Região Metropolitana do Vale do Aço, João Monlevade e Itabira.

As principais atividades econômicas desenvolvidas em seu território á a mineração, Siderurgia e reflorestamento com eucaliptos. As empresas mais importantes são: Cenibra (papel e celulose), a Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, Gerdau em Barão de Cocais, Aperam South America, nas cidades de João Monlevade e Timóteo, e Usiminas, em Ipatinga. Em função disto, ao longo do tempo, o rio Piracicaba tem sido muito castigado pelo dejetos industriais.

Principais municípios inseridos na bacia hidrográfica do rio Piracicaba:

. Alvinópolis

. Barão de Cocais

. Coronel Fabriciano

. Ipatinga

. Itabira

. João Monlevade

. Mariana

. Nova Era

. Ouro Preto

. Rio Piracicaba

. São Domingos do Prata

. Santa Bárbara

. Timóteo




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br