Para Osmar, boa parte desse sentimento vem do incentivo de uma equipe de profissionais multidisciplinar do Hospital Márcio Cunha, onde realiza sessões de hemodiálise três vezes por semana. “Aqui, a partir do momento em que o médico nefrologista tem o diagnóstico de insuficiência renal crônica, toda equipe multidisciplinar é mobilizada e já assume o seu papel”, explica a gerente do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HMC, Edna Pedroso Rocha de Pádua.
São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais com a tarefa de conhecer melhor os aspectos comportamentais, nutricionais e sociais da vida do paciente, garantindo a ele uma assistência de forma integral. “O impacto da doença é grande. Por isso, realizamos tudo que puder ser feito para amenizar o sofrimento, estabelecendo um plano de cuidado diferenciado a partir do momento que conhecemos melhor o paciente”, completa Edna.
. Potencializar
O trabalho de Assistência Multidisciplinar se estendeu a partir de agora para as demais unidades do Hospital Márcio Cunha, acrescentando novos fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogos entre as equipes. O objetivo é potencializar a contribuição desses profissionais na assistência, a partir das interconsultas solicitadas pelos médicos das diversas unidades e de acordo com a necessidade do paciente. “Essa equipe terá maior condição de prestar assistência ao paciente. A ideia é intensificar o intercâmbio de profissionais para promover uma maior oxigenação entre as equipes de todas as unidades do Hospital Márcio Cunha, garantindo a qualidade no atendimento”, explica a coordenadora da equipe de Assistência Multidisciplinar, Maria Inês Romano Teixeira.
. Capacitação
Recentemente, o Hospital Márcio Cunha realizou o 1º Simpósio Multidisciplinar de Terapia Intensiva e 2º Encontro de Cuidados Paliativos, com palestras, mesas redondas e a presença de profissionais da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais do Hospital Márcio Cunha e de instituições referência em todo o país, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Câncer de Muriaé, Hospital Sofia Feldman e Hospital Universitário de Santa Catarina participaram do evento, realizado no Teatro Zélia Olguin, e que teve como foco a multidisciplinaridade.
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=66849
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br