Ipatinga, 15 de Outubro de 2019
NOTÍCIAS

Hospital Márcio Cunha amplia assistência multidisciplinar

Exemplo de superação, cadeirante fala do incentivo de uma equipe de profissionais multidisciplinar da instituição hospitalar


O para-atleta Osmar Dionísio desafia limites para conquistar qualidade de vida

As medalhas do cadeirante Osmar Dionísio da Silva mostram uma satisfação que vai além das conquistas nas corridas de rua e partidas de basquete sobre rodas. Por meio do esporte e dos cuidados com a saúde, a determinação e a autoconfiança para superar os limites impostos pela poliomielite na infância e pela insuficiência renal crônica há dois anos são as suas maiores vitórias. “Deus me deu o dom de aceitar e enfrentar os problemas. Eu não fujo da batalha. Gosto de desafios, porque a vida é composta por desafios. E a cada minuto que vamos vivendo, vamos conhecendo pessoas que nos orientam e nos ajudam a seguir em frente”, ensina.

Para Osmar, boa parte desse sentimento vem do incentivo de uma equipe de profissionais multidisciplinar do Hospital Márcio Cunha, onde realiza sessões de hemodiálise três vezes por semana. “Aqui, a partir do momento em que o médico nefrologista tem o diagnóstico de insuficiência renal crônica, toda equipe multidisciplinar é mobilizada e já assume o seu papel”, explica a gerente do Centro de Terapia Renal Substitutiva do HMC, Edna Pedroso Rocha de Pádua.

São médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais com a tarefa de conhecer melhor os aspectos comportamentais, nutricionais e sociais da vida do paciente, garantindo a ele uma assistência de forma integral. “O impacto da doença é grande. Por isso, realizamos tudo que puder ser feito para amenizar o sofrimento, estabelecendo um plano de cuidado diferenciado a partir do momento que conhecemos melhor o paciente”, completa Edna.

. Potencializar

O trabalho de Assistência Multidisciplinar se estendeu a partir de agora para as demais unidades do Hospital Márcio Cunha, acrescentando novos fisioterapeutas, psicólogos, terapeuta ocupacional e fonoaudiólogos entre as equipes. O objetivo é potencializar a contribuição desses profissionais na assistência, a partir das interconsultas solicitadas pelos médicos das diversas unidades e de acordo com a necessidade do paciente. “Essa equipe terá maior condição de prestar assistência ao paciente. A ideia é intensificar o intercâmbio de profissionais para promover uma maior oxigenação entre as equipes de todas as unidades do Hospital Márcio Cunha, garantindo a qualidade no atendimento”, explica a coordenadora da equipe de Assistência Multidisciplinar, Maria Inês Romano Teixeira.

. Capacitação

Recentemente, o Hospital Márcio Cunha realizou o 1º Simpósio Multidisciplinar de Terapia Intensiva e 2º Encontro de Cuidados Paliativos, com palestras, mesas redondas e a presença de profissionais da saúde. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais do Hospital Márcio Cunha e de instituições referência em todo o país, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital da Beneficência Portuguesa, Hospital do Câncer de Muriaé, Hospital Sofia Feldman e Hospital Universitário de Santa Catarina participaram do evento, realizado no Teatro Zélia Olguin, e que teve como foco a multidisciplinaridade.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br/noticias.aspx?cd=66849




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br