Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

RIBEIRÃO IPANEMA

- O Ribeirão Ipanema é um ribeirão que nasce e deságua no município brasileiro de Ipatinga, interior do estado de Minas Gerais.


O curso do Ribeirão Ipanema tem um total de 28,5 quilômetros, corta todo o perímetro urbano de Ipatinga.

O Ribeirão Ipanema tem sua nascente está na zona rural da cidade, na Serra dos Cocais, em território do bairro Ipaneminha, e seu fim situa-se no Rio Doce, próximo ao Castelo. O curso do Ribeirão, num total de 28,5 quilômetros, corta todo o perímetro urbano municipal.

Sua sub-bacia corresponte a 88 % de todo o território ipatinguense, sendo que parte dela está situada na Área de Preservação Ambiental da Bacia do Ribeirão Ipanema (APABRI), que foi criada com o objetivo de preservar a mata ciliar do ribeirão e seus afluentes, como o Córrego Tribuna.

POLUIÇÃO HÍDRICA

Atualmente o ribeirão sofre com a sujeira e poluição vinda de residências, pequenas indústrias, oficinas ou matadouros. Também há, em alguns trechos, assoreamento das margens e erosão; o que vem colaborando para a extinção de espécies da biodiversidade local e regional.

Em longos períodos secos suas águas ficam escuras e mais sujas. Também são comuns fortes odores e pernilongos em vários trechos. Já durante o período chuvoso, que normalmente vai de outubro até abril, são comuns registros de enchentes nas áreas mais baixas. As regiões do Betânia, Veneza e Parque Ipanema normalmente são algumas das mais atingidas.

ECOLOGIA E MEIO AMBIENTE

Para combater os problemas de poluição das águas do córrego, constantemente são realizados projetos de educação ambiental nas escolas da cidade ou que envolvam a população em geral, como organização de palestras, apresentação de vídeos e reuniões nas comunidades. Normalmente estes eventos são organizados pela prefeitura, mas também há a participação de associações ou projetos ecológicos.

Ainda há projetos de desassoreamento e transposições de alguns trechos a fim de diminuir o risco de inundações. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ipatinga, construída pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) na foz do córrego, recolhe e trata o efluente urbano do município.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br