Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

FAZENDINHA pode ganhar nova vida

Graças a intervenção do MP, através do Promotor Dr. Walter Freitas Jr, o antigo Quartel da Cavalaria da Polícia Militar pode ganhar ainda este ano ações emergenciais necessárias para evitar o seu desabamento, ou até mesmo a sua restauração.


FAZENDINHA, antigo Quartel da Cavalaria da Polícia Militar

Depois de muitos anos lutando pela preservação de nossos patrimônios públicos, e principalmente a Fazendinha, o historiador de Ipatinga José Augusto de Moraes disse: “Parece que nossa luta vai ter um final feliz, vamos aguardar. É importante manter viva a memória para que fatos como os que ocorreram no dia 7 de outubro de 1963, em Ipatinga, não repitam jamais”.

- Leia o comunicado original na íntegra do MP de Ipatinga:

MINISTÉRIO PÚBLICO RECEBE O ESTUDO PARA RESTAURO DA “FAZENDINHA”, IMÓVEL TOMBADO PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE IPATINGA.

Em reunião realizada na tarde de hoje, o Ministério Público recebeu a apresentação do Estudo para Restauro da Fazendinha, imóvel tombado pelo patrimônio histórico do Município de Ipatinga.

Segundo apurado pelo Ministério Público, o imóvel corresponde à “antiga sede da Fazenda do Barbeiro”, foi tombado pelo Decreto Municipal 3.576/1996, e está situado na Av. José Júlio da Costa, no. 2,835, bairro Ferroviários, em Ipatinga.

De acordo com o último relatório de vistoria realizado por requisição do Ministério Público, o imóvel encontra-se em ruim estado de conservação, sendo necessárias intervenções emergenciais, e outras definitivas, mediante obra de restauração. De fato, a deterioração natural das estruturas em função do tempo é notável, em função do não uso e falta de preservação.

O imóvel pertence à empresa USIMINAS, em área cedida em comodato desde 1994 para os Rotarys Clubes de Ipatinga. Segundo a proposta apresentada, uma vez realizada a restauração, o local será destinado para funcionamento do “Centro de Memória Fazendinha”.

Ainda buscando uma solução ágil e amigável para a questão, foi estabelecido que o cronograma da intervenção, priorizando as ações emergenciais necessárias, será apresentado ao Ministério Público até o dia 20 de fevereiro de 2013, a fim de ser posteriormente formalizado.

Ipatinga, 07 de fevereiro de 2012




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br