Ipatinga, 26 de Fevereiro de 2021
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Contrato original com Vital Engenharia retomado pela PMI

- Documento foi assinado em 2001, no governo do ex-prefeito Chico Ferramenta (PT)


Recolhimento de lixo marcou a retomada do contrato original

A prefeita Cecília Ferramenta (PT), anunciou, na manhã dessa terça-feira (26), a retomada do contrato original entre a Prefeitura e a Vital Engenharia Ambiental, empresa responsável pela limpeza urbana no município. Em entrevista coletiva em frente à Área de Preservação Permanente, no Vale do Sol, a prefeita pontuou a necessidade de retomar e ampliar alguns serviços.

O município volta a ter a execução de serviços como a coleta mecanizada com o recolhimento de entulho, acúmulo este que, para a prefeita, foi uma das causas da epidemia de dengue. “Essa situação toda foi fruto de mau trato à cidade nos últimos anos. Estamos retomando essa coleta mecanizada e fazemos um apelo à população de que a partir de agora coopere não jogando entulho e lixo nas ruas. Precisamos dessa parceria com a comunidade”, pontuou.

Cecília relatou que a retomada representa “o sonho de ver Ipatinga limpa novamente”. Segundo ela, o trabalho sempre foi feito em busca de aprimorar cada vez mais a limpeza, e o cuidado com o meio ambiente. “Esse trabalho foi fruto de muito empenho, juntamente com a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), e toda a equipe que esteve reunida para discutir com a empresa que faz a limpeza e entender os nossos limites e nossas dificuldades nesse momento. Precisávamos desta colaboração após o reconhecimento de que foi deixada uma dívida e a garantia de que vamos pagar, mas precisamos de um tempo”, disse.

. Dívida

O Município ainda possui uma dívida com a Vital, algo em torno de R$ 30 milhões. Cecília Ferramenta observa que foi feito um acerto e a dívida começará a ser paga a partir de abril. Os valores ainda estão sendo discutidos com a empresa, dentro de números que não prejudiquem o fluxo de caixa da administração, possibilitando o pagamento dos serviços em dia, bem como o pagamento da dívida e também todos os outros serviços prestados à comunidade.

Ampliação de serviços:

- Coleta e transporte de lixos domiciliares e comerciais, sendo neste último caso até a capacidade de 50 quilos e 100 litros;

- A coleta de lixo deverá contemplar, em no máximo 30 minutos, o horário estipulado para a passagem do caminhão em cada rua;

- Ampliação da remoção mecanizada, com o transporte e destinação final de resíduos inertes, com volume acima de um metro cúbico por ponto de acumulação;

- Ampliação da operação “cata-bagulhos” e pequenos entulhos na rotina dos serviços de limpeza, abrangendo, inclusive, a área rural do município;

- Retorno dos serviços prestados pelo caminhão “Pica-Galhos”, contando com um caminhão equipado para percorrer toda a área do município. A operação abrange a retirada de galhadas colocadas em vias públicas;

- Uso de caminhões Vac-All, para ampliar a capacidade dos serviços de limpeza/desobstrução de rede pluvial;

- Manutenção dos serviços de varrição manual e ampliação da varrição mecanizada de vias públicas, com o cumprimento do estabelecido no contrato original de concessão de serviços;

- O novo planejamento tem a meta de contemplar a varrição mecanizada em 707 quilômetros/mês de sarjetas e vias públicas;

Foto e fonte: ACS-PMI




 

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