Ipatinga, 20 de Agosto de 2019
NOTÍCIAS

Mulheres Empreendedoras são homenageadas em Ipatinga

- Almoço empresarial na Acipai reúne figuras femininas ilustres do município


Zita de Oliveira formou-se médica depois de ser professora e assistente social

O Conselho da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços (Aciapi) de Ipatinga promoveu, nessa terça-feira, 12, o quarto almoço empresarial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março. O evento, no mezanino do Hotel San Diego e do restaurante Portillo, no bairro Horto, reuniu centenas de mulheres, a maioria dirigentes empresariais e representantes de entidades.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora, Marinha Xavier, passou uma mensagem de estímulo às mulheres para que busquem a concretização de seus ideais e, inclusive, que visem cargos na política. “Isso faz toda uma diferença. Somos mais de 50% do eleitorado brasileiro, mas apenas 10% da representação nos cargos do Congresso Nacional”, observou.

Na ocasião, foram homenageadas, a prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, e a médica Zita Anício Alves da Silva, que também já foi professora e assistente social. Irmã do pioneiro Raimundo Anício Alves, Zita integra, atualmente, uma das equipes do Programa Saúde da Família no município.

O destaque do almoço foi a palestra “O empoderamento da mulher”, proferida pela vice-presidente e diretora emérita da Associação Comercial de Minas Gerais, Maria Elvira Sales Ferreira, fundadora do Fórum de Mulheres do Mercosul e presidente da Associação das Caminhantes da Estrada Real e já cumpriu dois mandatos como deputada estadual e federal.

Bem-humorada, a empreendedora destacou o avanço feminino nas conquistas das três décadas anteriores, seu avanço no campo administrativo nas grandes corporações e enfatizou que a base deste crescimento da mulher deu-se em função de seu interesse em ir para a escola aprender. “Mas tenho uma crítica. No campo político, precisamos avançar muito. Estamos muito longe de atingirmos marcas de países desenvolvidos como a Finlândia, onde o parlamento já é 50% ocupado pelas mulheres”, esclareceu.

Também defensora da ideia da necessidade do avanço da mulher na política representativa, a prefeita Cecília Ferramenta lembrou o caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde a atual legislatura tem apenas cinco mulheres de um total de 77 cadeiras. “O Dia da Mulher deve remeter a um momento de reflexão sobre as conquistas até o momento e do que as mulheres ainda têm a conquistar pela vida afora”, enfatizou.

A médica Zita Anício afirmou, ao receber uma placa com a homenagem, que venceu uma luta muito grande ao longo da vida. “Que as mulheres nunca percam o estímulo que a vida dá. É para a gente ter motivo da vida. A mulher precisa saber que não é só mais uma pessoa. É importante, que ela saiba que deve e pode vender. Obrigada pela homenagem”, concluiu.

. O que é?

O Conselho da Mulher Empreendedora da Aciapi e da CDL de Ipatinga foi fundado em 8 de junho de 2005, e é um órgão consultivo das duas entidades representativas, do comércio, indústria e prestadores de serviços no município. Sua composição é de mulheres voluntárias, em sua maioria executivas, proprietárias de empresas e administradoras de empresas filiadas à Aciapi e à CDL.

Foto: Divulgação Aciapi

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br