Ipatinga, 17 de Abril de 2021
NOTÍCIAS

Morre em BH o FREI CAPETA

Em Ipatinga, Frei Cristovão foi um dos fundadores da Paróquia Cristo Libertador, no bairro Canaã. Ele e outros franciscanos chegaram à cidade em 1989 e foram embora em1993, expulsos


Frei Cristovão Pereira foi sepultado dia 8 de outubro em Belo Horizonte

Aos 79 anos, foi sepultado na manhã de ontem (8), em Belo Horizonte, o corpo do Frei Cristovão Pereira, conhecido como “Frei Capeta”. Doente há quase três anos, o franciscano morava em um Convento no bairro Carlos Prates, na capital mineira. Em Ipatinga, Frei Cristovão foi um dos fundadores da Paróquia Cristo Libertador, no bairro Canaã. Ele e outros franciscanos chegaram à cidade em 1989 e foram embora em1993, expulsos. Ao deixar o Vale do Aço, ele foi designado para o estado de Roraima, onde ficou por sete anos. Depois passou pelas comunidades de São João Del Rei, e acabou perseguido pela família de Tancredo Neves. De lá, rumou para Teófilo Otoni e novamente foi perseguido e ameaçado de morte.

Ainda na região do Norte de Minas, cidade de Novo Cruzeiro, realizou importante trabalho com a juventude, no período da ditadura militar. Mas foi perseguido durante a ditadura e fugiu para a França, onde morou e cursou Ciências Sociais. Passou lá sete anos até regressar ao Brasil para atuar na em Divinópolis e Nanuque, onde ganhou apelido de frei Capeta.

Frei Cristóvão nasceu em Pará de Minas em 1933. Tem o apelido de Frei Capeta. Por aí a gente já sente o teor da personalidade deste homem, que seguiu os pensamentos de Celso Furtado, ficou exilado em Paris de 1967 a 1969 onde se especializou em políticas de desenvolvimento. Formado em Filosofia, Teologia e Ciências Sociais, foi professor por dez anos no INESP como titular sobre política e mais oito anos como titular de sociologia na Fadom, onde ele afirma ter sido demitido sumariamente pelo General Fleury que na época era diretor do Patrimônio da escola.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br