Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Ipatinga tem nova área de preservação ambiental



Presente no momento da entrega dos documentos ao IEF, a prefeita Cecília Ferramenta enfatizou a importância da ação para Ipatinga. “Esta é uma atitude muito nobre e digna de aplausos”, destacou a prefeita.

Ipatinga passa a contar com mais uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). A área, de 51,38 hectares de mata atlântica preservada, integra os 98 hectares de extensão da Fazenda Córrego da Bucaina, está localizada na Área de Preservação Ambiental (APA) Ipanema e é de propriedade do aposentado Isaías Nogueira Coelho. O fazendeiro formalizou o pedido de criação da RPPN na agência Ipatinga do Instituto Estadual de Florestas (IEF), na manhã desta sexta-feira (05/04).

O proprietário da unidade de conservação ambiental contou com o apoio da Prefeitura de Ipatinga, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), da Associação de Proteção Ambiental da Bacia do Ribeirão Ipanema e do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Codema), cujos representantes presenciaram a entrega da documentação ao IEF.

“Não vou cuidar dessa área para sempre. Com a criação da reserva, quero assegurar a proteção e a preservação da mata atlântica no local. O meu desejo é que esta área esteja ao alcance das futuras gerações do nosso município”, declarou Isaias Coelho sobre a área de RPPN, da qual 20% foi reconhecida como Reserva Legal há três anos.

Presente no momento da entrega dos documentos ao IEF, a prefeita Cecília Ferramenta enfatizou a importância da ação para Ipatinga. “Esta é uma atitude muito nobre e digna de aplausos. Esperamos que os munícipes valorizem a ação, auxiliando na preservação das nossas áreas verdes e, quem sabe, seguindo o exemplo do senhor Isaías”, destacou a prefeita.

. Patrimônio Natural em Ipatinga

A Fazenda Córrego da Bucaina é a segunda Reserva Particular de Patrimônio Natural de Ipatinga. Até a criação da RPPN do aposentado Isaías Coelho, o município possuía apenas a Fazenda do Zaca, localizada no Tribuna, reserva de mais de 17 hectares que integra o Centro de Educação Ambiental Portal da Mata Atlântica.

Ao reconhecer uma área de preservação ambiental como RPPN, todos os direitos e o domínio sobre a área são mantidos e o proprietário pode realizar pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, além de abrir o local para visitação pública. Os principais benefícios ao se criar uma RPPN são: isenção do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR); redução do risco de invasões e ocupações irregulares; apoio dos órgãos governamentais para a fiscalização e proteção da área.


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br