Ipatinga, 17 de Abril de 2021
NOTÍCIAS

Curso de LIBRAS para escolas

O curso terá duração de um semestre, com carga horária total de 180 horas, sendo 120 horas presenciais (à noite), em dois dias a cada semana, e 60 horas em outras atividades.


Para incluir esses alunos com eficiência, garantindo-lhes um direito determinado em lei, é necessária a formação de intérpretes da Libras – Língua Brasileira de Sinais.

A Superintendência Regional de Ensino de Coronel Fabriciano, em parceria com a Prefeitura de Timóteo, oferece o Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a partir do dia 21 de agosto, que terá como público alvo as escolas de Timóteo, Marliéria e Antônio Dias. O referido curso terá duração de um semestre, com carga horária total de 180 horas, sendo 120 horas presenciais (à noite), em dois dias a cada semana, e 60 horas em outras atividades.

A aula inaugural acontece no Centro de Referência em Educação Inclusiva Ativa (CREIA) da Secretaria Municipal de Educação de Timóteo (Alameda 31 de Outubro, 405 – Centro Norte), às 18h, e será ministrada pelo professor Ríguel Brum, que explicará os critérios para seleção de alunos para o curso. Os candidatos levarão o formulário de inscrição – disponível no CREIA - preenchido nesse dia. A seleção dos candidatos será feita pela Superintendência Regional de Ensino.

Esta é uma ação muito importante para a Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, pois a demanda de matrícula de alunos surdos nas escolas da jurisdição aumentou e, consequentemente, o número de escolas que os atenderão. Para incluir esses alunos com eficiência, garantindo-lhes um direito determinado em lei, é necessária a formação de intérpretes da Libras – Língua Brasileira de Sinais.

. Critérios

Para participar do referido curso, o educador deve atender a alguns critérios, em ordem de prioridade: ser professor(a) regente ou Uso de Biblioteca; ministrar aulas para alunos surdos; ser servidor da instituição e ter interesse em aprender a Língua de Sinais; e ser parente de aluno surdo da instituição.

O servidor não será liberado de suas atribuições para participar do curso, devendo então ter disponibilidade para freqüentar aulas no turno noturno. É imprescindível preencher a ficha (completa), bem como comparecer no dia da aula inaugural de posse do referido documento preenchido para efetivar a matrícula às 18h, desde que atenda ao perfil estabelecido. O curso será ministrado no CREIA.




 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br