Ipatinga, 26 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Sanfoneiro lança carreira solo em Ipatinga



O multi-instrumentista Fabiano Santana faz show no Festival da Banana de Pedra Branca, neste sábado

Criado numa família de músicos, Fabiano Santana, 26 anos, sempre teve o forró como influência. Natural de Timóteo, Fabiano cresceu em Ipatinga sempre envolvido com o universo musical. O intérprete e acordeonista passou os últimos sete anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou como produtor e arranjador, além de integrar o “Trio Candieiro”, banda pela qual lançou dois CDs recheados de composições suas. Agora o bom filho está de volta a sua casa para lançar carreira solo, que será marcada pelo show no Festival da Banana de Pedra Branca, neste sábado (13).

O multi-instrumentista, produtor, arranjador, intérprete e compositor se mudou para o Rio em 2005, para substituir um sanfoneiro no “Trio Candieiro”. “Um conhecido me convidou para tocar uma noite. A casa noturna estava lotada, com cerca de mil pessoas curtindo forró. Fiquei encantando e resolvi ficar por lá”, contou Fabiano. “Além de tocar e cantar na banda, também trabalhei em estúdios, produzindo álbuns de outros artistas”.

De volta a Ipatinga em 2012, por questões pessoais, Fabiano pretende fortalecer a cultura do forró no Vale do Aço. “A dança tem um apelo muito forte e as letras do forró não são vazias de sentido. Elas contam uma hitória, retratam uma cultura”, assegurou o sanfoneiro, que já iniciou a produção de seu disco solo. “O CD é uma produção independente e deverá ficar pronto antes das festas juninas, momento em que pretendo lançar este trabalho”. O álbum contará com participações de Fuba Itaperoá, Wallkiria Mendes, Dio Araújo, Trio Nordestino e Genaro do Acordeon, instrumentista que já gravou sete discos com Dominguinhos.

Para o show deste sábado, no Festival da Banana de Pedra Branca, Fabiano promete um repertório de primeira. “Vou mesclar minhas músicas com clássicos de Dominguinhos e Luiz Gonzaga”, garantiu o sanfoneiro, se dizendo feliz pela opotunidade de tocar no evento. “Eu pedalava 17 km para ir ao festival quando era criança. Poder mostrar minha música naquele palco é uma realização”.

. Paixão pelo forró

A música ganhou mais espaço na vida de Fabiano aos 12 anos, quando ele começou a tocar violão na igreja. Aos 16 anos se juntou à banda do irmão, “Mania que Mexe”, onde foi designado a tocar sanfona. “Todos tocavam percussão, então percebemos que estava faltando algo, que era a sanfona. Como ninguém sabia tocar, me fizeram aprender o instrumento”, contou o artista, que teve aulas com o Seu Nequinha, paraibano que vive em Ipatinga. “Depois de quatro meses ele me liberou, dizendo que eu já tinha aprendido a tocar acordeon”. Hoje, além da sanfona e do violão, Fabiano também toca zabumba, triângulo, baixo, guitarra, percussão, entre outros instrumentos.

De acordo com o sanfoneiro, o período em que viveu no Rio foi muito positivo para sua vida pessoal e profissional. “Lá eu tive a oportunidade de trabalhar em grandes estúdios e conviver com artistas como Zé Ramos e Gavião. Também fiz participações em novelas globais como Paraíso, Tempos Modernos e Duas Caras, sempre com minha sanfona nas mãos”, lembrou. “Mas o melhor de tudo foi conhecer minha mulher”.

Além de focar na carreira solo, Fabiano Santana também mantém um projeto paralelo com o “Calango Trio”, grupo timotense de forró. “Gostaria de agradecer a todos que me apoiam nesse novo projeto, como o vereador Ley do Trânsito, a produtora Faro Musical e o Forró do Boi, evento promovido pela minha família há dois anos no bairro Forquilha”.

Feliz com a nova etapa de sua carreira, o sanfoneiro diz que o forró é um dos estilos mais queridos pelos jovens. “As músicas contam a cultura de um povo. A dança aproxima as pessoas, é coração com coração. Foi minha família que me passou essa paixão, eu conheci minha mulher e tive meu filho por meio da música. Eu devo minha vida ao forró”.

. Shows

Depois do show no Festival da Banana, Fabiano Santana volta a se apresentar no Rio de Janeiro nos dias 17 e 19 de abril. Em julho o sanfoneiro participa do Festival Nacional de Forró de Itaúnas, no Espírito Santo. Quem quiser contratar um show do sanfoneiro pode entrar contato pelos endereços www.fabianosantana.art.br, fabianosanfoneiro@hotmail.com, Fabiano Sanfoneiro no Facebook ou pelo telefone (31) 8803-9630.

Fonte: http://www.jvaonline.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br