Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares faz 47 anos



O acervo da Biblioteca Zumbi dos Palmares tem mais de 40 mil peças

Na semana de aniversário da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, uma série de atividades culturais foi preparada para recepcionar os amantes da boa literatura. Além de exposições de arte-educação, o espaço vai receber uma oficina direcionada a professores e educadores. A programação especial de aniversário da biblioteca é uma realização do 7° Salão do Livro de Ipatinga, com apoio da Prefeitura Municipal. Consagrada no calendário de eventos do município, a feira acontece anualmente e movimenta a cidade com diversas atrações, além de uma grande mostra de livros.

Serão cinco dias de palestras, oficinas, espetáculos de música, dança e teatro, lançamento de livros, bate-papo, exposição e encontros literários. O Salão do Livro de Ipatinga tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo realizado pelo Instituto Cultural Usiminas e Paralelo Marketing Social e Cultural.

A coordenadora Cibele Teixeira explica que a proposta de estender a programação para espaços alternativos começou na 4ª edição, com ações em Timóteo, Coronel Fabriciano e Belo Oriente. “A ideia é contemplar todo o Vale do Aço e explorar os espaços públicos, como estamos fazendo na Biblioteca Municipal. O objetivo é ampliar as ações para outros locais na próxima edição. Vamos firmar uma grande parceria com a Prefeitura de Ipatinga e, no cinquentenário do município, levar nossas atividades a diversos pontos da cidade e região”, adianta Cibele Teixeira.

Exposição

A Biblioteca Municipal será sede de duas exposições de arte-educação. Para quem é fã de criatividade e sustentabilidade, os trabalhos da estilista Vanuza Bárbara são uma boa pedida. Em seu novo projeto, “Carne Seca”, a artista utiliza refugos de produção têxtil na criação de peças exclusivas. Atenta às questões sociais, ela se uniu ao Grupo de Bordadeiras de Ipatinga para desenvolver a coleção, que foi inspirada nos trabalhos do artista plástico Flávio Império (1935-1985).

A Zumbi dos Palmares também vai receber a exposição literária itinerante “Apontamentos” e “Escrituras”, de Bartolomeu Campos de Queirós, mostra de banners que estampam a síntese da obra de autores ou extratos de um livro, visando despertar e motivar o prazer pela literatura. As exposições acontecem entre os dias 8 e 10 de maio (de quarta a sexta-feira), na Biblioteca Zumbi dos Palmares, das 8h às 18h.

Oficinas

Além das exposições, o 7° Salão do Livro de Ipatinga vai realizar a Oficina de Educação Ambiental, na quinta-feira (9), data do aniversário da Biblioteca Zumbi dos Palmares. O objetivo é incentivar a reciclagem a partir de cursos de recuperação de resíduos domésticos, que poderão ser transformados em artesanato, bijuterias, brinquedos e outros objetos. A oficina será ministrada por Cris Götz, entre 8h e 14h, direcionada a professores e educadores. As vagas são limitadas a 15 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas das 10h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (31) 3825-3858.

47 anos de história

A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares foi criada em 9 de maio de 1966. A instituição conta com um acervo de cerca de 40 mil exemplares, além de periódicos e materiais de pesquisa organizados em recortes de jornais e revistas. E ainda enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos e obras que compreendem diversas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Exatas, Sociais, Artes, Econômicas e Saúde. A biblioteca tem ainda um acervo de exemplares de escritores regionais, literatura em braile e mantém um expressivo número de obras estrangeiras. A entidade funciona na esquina das ruas Mariana com Diamantina, no Centro de Ipatinga.

Fonte: http://www.diariodoaco.com.br


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br