Serão cinco dias de palestras, oficinas, espetáculos de música, dança e teatro, lançamento de livros, bate-papo, exposição e encontros literários. O Salão do Livro de Ipatinga tem patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, sendo realizado pelo Instituto Cultural Usiminas e Paralelo Marketing Social e Cultural.
A coordenadora Cibele Teixeira explica que a proposta de estender a programação para espaços alternativos começou na 4ª edição, com ações em Timóteo, Coronel Fabriciano e Belo Oriente. “A ideia é contemplar todo o Vale do Aço e explorar os espaços públicos, como estamos fazendo na Biblioteca Municipal. O objetivo é ampliar as ações para outros locais na próxima edição. Vamos firmar uma grande parceria com a Prefeitura de Ipatinga e, no cinquentenário do município, levar nossas atividades a diversos pontos da cidade e região”, adianta Cibele Teixeira.
Exposição
A Biblioteca Municipal será sede de duas exposições de arte-educação. Para quem é fã de criatividade e sustentabilidade, os trabalhos da estilista Vanuza Bárbara são uma boa pedida. Em seu novo projeto, “Carne Seca”, a artista utiliza refugos de produção têxtil na criação de peças exclusivas. Atenta às questões sociais, ela se uniu ao Grupo de Bordadeiras de Ipatinga para desenvolver a coleção, que foi inspirada nos trabalhos do artista plástico Flávio Império (1935-1985).
A Zumbi dos Palmares também vai receber a exposição literária itinerante “Apontamentos” e “Escrituras”, de Bartolomeu Campos de Queirós, mostra de banners que estampam a síntese da obra de autores ou extratos de um livro, visando despertar e motivar o prazer pela literatura. As exposições acontecem entre os dias 8 e 10 de maio (de quarta a sexta-feira), na Biblioteca Zumbi dos Palmares, das 8h às 18h.
Oficinas
Além das exposições, o 7° Salão do Livro de Ipatinga vai realizar a Oficina de Educação Ambiental, na quinta-feira (9), data do aniversário da Biblioteca Zumbi dos Palmares. O objetivo é incentivar a reciclagem a partir de cursos de recuperação de resíduos domésticos, que poderão ser transformados em artesanato, bijuterias, brinquedos e outros objetos. A oficina será ministrada por Cris Götz, entre 8h e 14h, direcionada a professores e educadores. As vagas são limitadas a 15 participantes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas das 10h às 12h e das 13h às 17h, ou pelo telefone (31) 3825-3858.
47 anos de história
A Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares foi criada em 9 de maio de 1966. A instituição conta com um acervo de cerca de 40 mil exemplares, além de periódicos e materiais de pesquisa organizados em recortes de jornais e revistas. E ainda enciclopédias, livros didáticos e paradidáticos e obras que compreendem diversas áreas do conhecimento, como Ciências Humanas, Exatas, Sociais, Artes, Econômicas e Saúde. A biblioteca tem ainda um acervo de exemplares de escritores regionais, literatura em braile e mantém um expressivo número de obras estrangeiras. A entidade funciona na esquina das ruas Mariana com Diamantina, no Centro de Ipatinga.
Fonte: http://www.diariodoaco.com.br
Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br