Ipatinga, 25 de Fevereiro de 2021
NOTÍCIAS

Ipatinga comemora 11ª Semana dos Museus

A abertura oficial da Semana dos Museus em Ipatinga acontece nesta segunda-feira (13), às 15h


A Estação Memória vai receber programação especial, entre os dias 13 e 19 de maio, com música, exposições e palestra, todas abertas ao público (Crédito:ACS/PMT)

A Prefeitura Municipal vai realizar, entre os dias 13 e 19 de maio, atividades especiais na Estação Memória, em comemoração à 11ª Semana Nacional dos Museus. Música, exposições e palestra fazem parte da programação preparada para o público em geral.

A abertura oficial da Semana dos Museus em Ipatinga acontece nesta segunda-feira (13), às 15h, com show musical de Anderson Nazareth. Além das composições próprias de seu 1° CD, intitulado “Conteúdo Violado”, o artista ipatinguense vai apresentar um repertório que resgata o melhor da música brasileira, interpretando grandes nomes como,Tom Jobim, Chico Buarque, Dori Caymmi , Edu Lobo, Vinícius de Moraes entre outros.

EXPOSIÇÕES

Na ocasião, serão abertas duas exposições do jornalista e fotógrafo, Nilmar Lage, que prometem atrair os amantes da fotografia. Em “Recortes Diários”, o expositor revela uma verdadeira “poesia diária” através de crônicas e fotos, que expressam a arte de um fotojornalista atento às questões do cotidiano.

Em “Mergulhos”, Nilmar Lage trata da relação do homem com a água, através de um acervo fotográfico produzido à beira do Capibaribe (Recife/PE), que já foi considerado um dos poluídos do Brasil e do ribeirão Caladão (Coronel Fabriciano/MG), um importante afluente do rio Piracicaba que recebia, até em 2011, esgoto in natura de quase 75% da população. A exposição revela a interação física e incoerente de uma geração futura com dois rios praticamente mortos.

Para encerrar a programação da 11ª Semana Nacional dos Museus, no dia 17 de maio (sexta-feira), a arquiteta, Carla Paoliello vai ministrar uma palestra sobre revitalização dos espaços públicos, entre 18h e 19h. O evento tem entrada franca, sendo direcionado ao público em geral.

ESTÍMULO

Mobilizar os museus brasileiros, a partir da realização de atividades em torno de um mesmo tema, aproximando a população às galerias de antiguidade, são alguns dos objetivos da Semana Nacional dos Museus.

Criada em 2003 pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento foi idealizado inicialmente para celebrar o Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio.

De lá pra cá, todos os anos, o Ibram lança o temário nacional e propõe aos museus de todo o país uma semana com programação especial, a fim de estimular a visitação aos antiquários brasileiros.

De acordo com dados divulgados pelo Ibram, este ano, a edição acontece entre os dias 13 e 19 de maio, com o tema Museus (Memória + Criatividade) = Mudança Social e terá um total de 1.252 instituições participantes com 3.911 atividades em 535 municípios de todo o país.

SERVIÇO

11ª Semana Nacional dos Museus

Local: Estação Memória

Data: 13 a 19 de maio

Horário: segunda a sexta, das 8h às 18h


 

Copyright © 2012 Todos os Direitos Reservado - www.euamoipatinga.com.br
Eu Amo Ipatinga - E-mall : contato@euamoipatinga.com.br